quinta-feira, 7 de julho de 2011

Palestrante adverte para a importância do equilíbrio das dimensões durante período formativo



“É motivo de preocupação quando, no período formativo, o seminarista se distancia das realidades nas quais o povo de Deus está inserido. Não precisamos de padres para enfeitar os altares, mas de padres que vão ao encontro do povo”.
A afirmação acima é do bispo diocesano de Campina Grande (PB), dom Jaime Vieira Rocha, que participou deste segundo dia de atividades na 4ª   Formação Missionária para os Seminaristas do Nordeste (4º Formise). 

Dom Jaime assistiu, nesta quarta-feira, 6, as apresentações dos resultados dos grupos de estudo e falou da importância deste momento para a formação dos futuros presbíteros. Relatou sua experiência, na época em que foi formando, logo após o Concílio Vaticano II. O bispo frisou ainda a importância e necessidade de novos e ardentes missionários para a Igreja. Ao finalizar as apresentações dos grupos, dom Jaime celebrou missa, concelebrada pelos padres assessores.
Programação do dia 6
Na manhã de hoje, 6, após a celebração eucarística com as Laudes, foram iniciadas as atividades do dia sob assessoria do padre André Vital (SCJ) com o tema: “Formação Intelectual do Seminarista Missionário”. Palestrando sobre esta temática, o presbítero afirmou que, “o projeto formativo dos estudantes do seminário precisa enfrentar a mediocridade, com a qual algumas instituições têm tratado a dimensão intelectual de tal formando”, disse. De acordo com ele, “não pode haver equilíbrio quando qualquer das dimensões é negligenciada”, destacou durante sua palestra.
O 4º Formise teve início na segunda-feira, 4, e segue até sexta-feira, 8. O evento, que reúne 80 seminaristas de todos os Regionais do Nordeste, acontece no Seminário Maior São João Maria Vianney, na diocese de Campina Grande (PB).
Programação do dia 7
Nesta quinta-feira, 7, as palestras desenvolvidas a partir da temática “A organização missionária do seminário” ficarão por conta do secretário nacional da Pontifícia União Missionária, padre Sávio Corinaldesi e do secretário nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM) padre André Luiz de Negreiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário