quinta-feira, 28 de julho de 2011

Mensagem do Pe Francisco Cleides ao Pe. Gervásio em nome da SOMEP




Exmo. Dom José Gonsales,
Reverendíssimo Pe. Gervasio Fernandes de Quiroga
E demais sacerdotes aqui presentes,
Digníssimos irmãos religiosos e consagrados dos diversos institutos e congregações,
Caríssimos irmãos em Jesus Cristo.

A Diocese de Cajazeiras, a Sociedade missionária pra a evangelização dos Pobres e a Igreja de Jesus Cristo em geral vivenciam hoje um momento histórico, particularmente importante na sua caminhada; é o momento para comemorar e agradecer a Deus pelo dom dos 50 anos de sacerdócio do nosso caríssimo Pe. Gervasio F. de Queiroga. Foi precisamente, a 50 anos atrás que deu-se a ocorrência daquele momento decisivo, timbrado pela eternidade, quando ele deixou-se instrumentalizar pelas mãos divinas, num gesto eminentemente profético, de passividade bíblica, ao mesmo tempo revolucionário e transformante.
Quanto crescimento, quantas graças nos envolveu e nos desenvolveu, durante estes 50 anos! Por outro lado, quantas dificuldades superadas, quantas limitações transcendidas, quantas barreiras por ele transportadas na tentativa de responder ao apelo divino no enfrentamento dos desafios propostos pela Igreja deste nosso tempo. Além de seu generoso e contínuo contributo à Igreja de Jesus, o seu passo gigantesco nesta caminhada foi aquele que transformou em idealizador, fundador e formador do Projeto Missionário, que iria abrigar em seu seio uma família espiritual, para acolher vocações missionárias, abrindo aos jovens acolhedores da mensagem divina da mensagem divina em um horizonte que antes jamais poderiam vislumbrar. Tal evento brotado “surpreendentemente e providencialmente no dia 31/05/1985”,resultou de uma idéia divina, caracterizada no gesto deste homem, e iria ramificar-se posteriormente nos três institutos de vida consagrada: Instituto Jesus Missionário dos Pobres, Instituto das Missionárias da Visitação de Maria e Instituto Missionário Maria Imaculada.
A responsabilidade histórica, assumida por esse jardineiro celeste, de impelir a germinação evolutiva destas sementes lançadas por Deus no terreno dos nossos corações e de todos aqueles que as acolhem, assinalou com uma marca extraordinária e determinante as nossas vidas e a nossa espiritualidade. Neste recuo histórico de 50 anos, queremos registrar a memória deste fato, a fim de buscarmos uma maior segurança e um mais firme fortalecimento no nosso progresso espiritual;  queremos portanto, neste momento, renovar e reforçar os nossos compromissos para com o carisma idealizado pelo nosso querido mestre Gervásio, implorando a proteção de nossa Mãe Maria Santíssima, que ela nos dê disponibilidade incondicional, para a construção dos Reino de Deus; no percurso de nossa existência.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário