sábado, 2 de julho de 2011

EUCARISTIA FONTE E CULME DA VIDA CRISTÃ



Em todos os tempos o Homem busca respostas para suas constantes duvidas e anseios, principalmente no que se refere às aspirações do espírito. Muitas são as teorias, estudos e teologias a respeito de Deus. Para alguns Deus é o cosmo, harmonia, luz, Buda, Alá e etc. Para outros, Deus se materializa em animais, como o rato, boi, elefante... Nos elementos da natureza, trovão, sol, lua, terra... Muitos são os nomes e conceitos que se tem de Deus, mais uma só é a verdade e esta é imutável. Deus é o criador de tudo, o motor imóvel que tudo move, o ser supremo inalcançável mais que se deixa alcançar, infinitamente grande, onipotente, onisciente, eterno. Deus é ato puro, é completo de amor, bondade, ternura, misericórdia, retidão, justiça, caridade... Ele é pai e sempre está junto a seus filhos, os quais Ele muito ama.
Deus criou tudo que existe por amor e para o amor, mais o homem afasta-se do amor supremo, com o pecado, mais Deus em sua infinita misericórdia tem compaixão do pecador e resgata o homem para a graça, através do sacrifício de seu filho amado, Jesus Cristo.
Cristo se ofereceu como oferta viva, em sacrifício de amor em resgate do homem que estava na lama do pecado e da morte, e lhe deu vida nova pelo seu sangue derramado na cruz. Cristo não quis somente passar pela terra, mais permanecer conosco, doando-se a cada dia no único e irrepetível sacrifício da cruz que se eterniza até que Cristo volte; Pelas mãos dos sacerdotes todos os dias o sacrifício da cruz é atualizado nos altares do mundo inteiro, é Cristo que se doa por amor a nós.
Verdadeiramente Jesus se faz presente naquele humilde pedaço de pão e naquele humilde cálice de vinho, que ao serem consagrados pelas mãos do sacerdote tornam-se verdadeiramente corpo e sangue de Cristo. Tenhamos fé em tal verdade, pois, do contrário estamos chamando Cristo de mentiroso e jogando fora tamanha benção e mistério de amor. Foi Cristo mesmo quem disse: “ ‘...Isto é meu corpo, que se dá por vós; fazei isto em memória de mim’. E do mesmo modo, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: ‘Este cálice é o novo testamento no meu sangue; todas as vezes que o beberdes, fazei-o em memória de mim’. Pois todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciarei a morte do Senhor, até que ele venha. Assim, pois, quem come o pão ou bebe o cálice do Senhor indignamente será réu do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice; pois aquele que sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe, come e bebe a própria condenação”. 1Cr 11, 24-29
Os cristãos católicos tem a graça de terem a Eucaristia enquanto aqueles que se separaram da comunhão da igreja perderam tal benção. Rezemos por todos aqueles que estão fora da igreja de Jesus Cristo, única e verdadeira igreja de Jesus, a igreja católica. Sabemos, porém, que a salvação não é só para quem está na igreja católica. Mais só há salvação na igreja católica. Por isso a graça salvifica que existe na igreja chega às demais, é preciso entender isso para que não haja deturpação da verdade. Cristo deixou somente uma doutrina, uma igreja, e esta igreja celeste subsiste na instituição católica. Todas as demais igrejas cristãs comungam da graça salvifica que emana da santa igreja mãe, a igreja católica.
Se cristo deixou apenas uma igreja sob a direção dos apóstolos porque há tantas igrejas diferentes? Essa é uma pergunta constante entre as pessoas. Porém, a resposta é simples e complexa, simples porque sabemos a origem das demais denominações cristãs, sendo o catolicismo o ramo original. A cada dia vemos surgirem dezenas de igrejas diferentes, isso porque cada um quer pregar o evangelho de acordo com seu pensamento e interpretação pessoal, se algo desagrada nesta ou naquela igreja logo se funda uma nova. É complexa porque apesar da igreja católica romana ser a guardiã da santa doutrina deixada por Cristo, sob a pregação dos apóstolos, não podemos simplesmente condenar as demais religiões, porém sabemos que elas participam do projeto salvifico de Cristo pela graça que emana da igreja católica. Por isso se afirma que só há salvação na igreja católica, todas as demais participam desta salvação.

Aspirante Jocione Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário