domingo, 10 de junho de 2012

Bento XVI lembra festa de Corpus Christi, ato público da Eucaristia




Ao meio-dia deste domingo, 10, o Papa Bento XVI rezou a oração do Angelus, da janela de seus aposentos, junto a uma multidão de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Na mensagem que precedeu a oração mariana, o Santo Padre recordou a festa de Corpus Christi - solenidade celebrada no Brasil na última quinta-feira, 7, e celebrada hoje na Itália e em muitos outros países - e destacou que a celebração é um "grande ato de culto público à Eucaristia", Sacramento no qual o Senhor "permanece presente para além do tempo da celebração".
Nas igrejas, "o lugar mais sagrado é justamente onde a Eucaristia é conservada". Diante disso, o Papa recordou as comunidades atingidas pelos abalos sísmicos que nestes dias sacudiram a região da Emilia Romagna – norte da Itália –, obrigadas a celebrar a Missa ao ar livre ou em tendas porque suas igrejas foram destruídas ou danificadas. Em algumas igrejas, o tabernáculo que guarda o Corpo Eucarístico de Cristo ficou sob os escombros. 
Em seguida, reiterou a importância das procissões com o Santíssimo Sacramento e convidou os fiéis a professarem o culto da Eucaristia não somente durante a Missa: "A oração de adoração pode ser feita, quer pessoalmente, detendo-se em recolhimento diante do tabernáculo, quer de forma comunitária, inclusive com salmos e cantos, mas sempre privilegiando o silêncio, em que ouvir interiormente o Senhor vivo e presente no Sacramento."
Após o Angelus, o Santo Padre saudou com afeto os peregrinos poloneses, recordando que o Cardeal Secretário de Estado, Tarcísio Bertone, encontra-se na Polônia para celebrar os 25 anos da viagem apostólica de João Paulo II a sua terra natal e para inaugurar um Centro de estudos dedicado ao Beato Wojtyla. O fruto dessa viagem é justamente "a Festa da Eucaristia", celebrada neste domingo em Łódz. 
Falando em italiano, Bento XVI recordou que na próxima quinta-feira, 14, celebra-se o Dia Mundial da Saúde. Nesse contexto, convidou os doadores de sangue a esse gesto de solidariedade indispensável para muitos doentes: "Expresso meu grande apreço àqueles que praticam essa forma de solidariedade indispensável para a vida de muitos."
Em seguida, o Santo Padre concedeu a todos os presentes a sua Benção Apostólica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário