sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Bento XVI assina a exortação apostólica para o Oriente Médio






Como primeiro compromisso no Líbano em sua viagem apostólica, o Papa Bento XVI visitou a Basílica de São Paulo, em Harissa, às 18h (horário local, 12h no Brasil) para a assinatura da Exortação apostólica pós-sinodal Ecclesia in Médio Oriente. Tendo em vista a aplicação frutuosa do documento, Bento XVI convidou todos a não terem medo, permanecerem na verdade e cultivarem a pureza da fé.
O Pontífice considerou como providencial que a assinatura do documento tenha sido no dia da Festa da Exaltação da Santa Cruz, celebrado em 14 de setembro. “Exaltar a Cruz leva ao compromisso de ser arauto da comunhão fraterna e eclesial, fonte do verdadeiro testemunho cristão; é fazer um ato de esperança”. 
Sobre a Exortação Ecclesia in Médio Oriente, Bento XVI disse que ela permite refletir sobre a situação presente para poder olhar para o futuro com o próprio olhar de Cristo. O Papa também destacou que o documento visa a um verdadeiro diálogo inter-religioso, fundado na fé no Deus Uno e Criador.  
A visita à Basílica de São Paulo foi o primeiro e único compromisso do Papa no Líbano nesta sexta-feira. O Pontífice retoma suas atividades no país neste sábado, 15, com uma Santa Missa privada, às 8h (horário local, 2h no Brasil).
O próximo discurso de Bento XVI será durante o encontro com os membros do governo, das instituições da República, com o corpo diplomático, chefes religiosos e representantes do mundo da cultura. O encontro será no Salão 25 de maio do Palácio Presidencial de Baabda, às 11h15 (horário local, 5h15 em Brasília). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário