segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Festa do Batismo do Senhor



"Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água. Então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e vindo pousar sobre ele. E do céu veio uma voz que dizia: 'Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado'” (Mt 3,16-17). A Igreja pós-conciliar, celebra o batismo do Senhor no domingo depois da epifania, esta é a festa que finda o tempo do Natal. O batismo de Crista tem uma sintonia toda especial com o Natal, pois o batismo é o inicio da vida pública de Cristo, onde o Pai revela o seu Filho aos homens, com a famosa frase: "Este é o meu Filho muito amado". Também tem uma harmonia com o Natal, pelo fato de onde se deu o acontecido, no meio dos pobres, nas margens do Rio Jordão pelas mãos de João Batista. 
Pensemos que Cristo não veio a este mundo com a mera missão de ser um revolucionário como pensavam os judeus, mas vemos que Cristo vem pra implantar o reino de Deus em nossos corações, veio para salvar a humanidade corrompida pelo pecado. E para mostrar ao mundo que o modelo sociedade vivido até aqueles dias não era o modelo de sociedade que o Pai quer. 
Muito nos chama atenção a frase de João Batista: “Eu é que tenho necessidade de ser batizado por ti, e Tu vens a mim?” (Mt 3,14) João entendeu que Jesus é o Cristo prometido, o redentor de Israel e do mundo. Falta em nós percebemos que é Cristo o Senhor, que é para Cristo que todas as coisas devem se voltar. Falta em nós clamar com o coração aquele antigo refrão da Igreja:" Christus vincit, Christus regnat, Christus Imperat", precisamos falar isso com nossas ações e com nossa vida, e como João poder disser: " Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo''(Jo 1,29) apontando ao mundo o verdadeiro caminho. 
A festa do Batismo de Cristo também deve nos lembrar do nosso compromisso de batizados, do nosso compromisso de filhos de Deus. Hoje mais do que nunca, temos que ser sinal de Cristo, temos que sair do nosso egoísmo e parar de falsificar a fé. Se nós somos Católicos sejamos de verdade. Saiamos do meio termo, pois o que é morno é vomitado, ja falou Jesus. Não poucas vezes criamos teorias para justificar nossas ações falsas, e esquecemos do que prometemos no batismo. Deturpamos o que Cristo nos diz para vivermos uma vida com mais "liberdade", sendo Católicos do mundo, corruptos, prostituidos, adúlteros, e com tantas e tantas outras mazelas que destroem nosso ser.
Por fim aprendamos com Cristo, que sendo Deus, quis se fazer homem, nascer pobre de uma virgem, e que quis ser batizado por João, o autor do batismo quis ser batizado. Sigamos o exemplo de Cristo e além de sermos batizados sejamos verdadeiramente cristãos, pois se não vivemos o nosso batismo com Cristo nos convida, ele não nos será selo de salvação mais sim o peso de nossa condenação.

Wenison Florêncio

Nenhum comentário:

Postar um comentário