quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

RETIRO ANUAL DO INSTITUTO JESUS MISSIONÁRIO DOS POBRES


Nos dias 29 a 30 de janeiro nós do IJMP: os Padres, os Irmãos, Noviços, Postulantes e Aspirantes, tivemos o retiro anual. A orientação, pregação e direção espiritual do retiro foram feitas pelo Padre Marcos (membro da comunidade shalom, sacerdote incardinado na Diocese de Quixadá – CE). O Pe. Marcos também é professor da Faculdade Católica Rainha do Sertão.


O Padre Marcos, nesses dias de graça e encontro, nos motivou a rezar com a seguinte motivação paulina, presente na carta de são Paulo aos Efésios (6, 10-18): “Revesti-vos da armadura de Deus”, tendo em vista o “combate espiritual” da vida dos seguidores de Jesus Cristo nosso Senhor. Tivemos no primeiro e segundo dia a audição do padre pregador e momentos de silêncio, reflexão e oração pessoal que culminava com as orações comunitárias e com a Santa Liturgia, adoração e a oração do Santo Terço de Nossa Senhora. O orientador nos deixou uma reflexão acerca das várias dificuldades e obstáculos da vida do sacerdote e do consagrado que é naturalmente quando se busca percorrer o caminho da santidade. Diante do combate espiritual em que nos deparamos, ele nos falou algo muito importante que: o “povo tem o direito de ter um padre santo ou um consagrado santo”. Ele  também falou que “é no combate que amadurecemos”, sempre citando documentos da Igreja, assim como a patrística, as Sagradas Escrituras, os Santos e Santas de Deus que estiveram no mundo e foram testemunhas de Jesus por toda a vida. Ele nos deixou bem claro que é através do exemplo que o sacerdote e o religioso manifestam na sua vida, que leva o povo a Deus, diante desta sociedade pós-moderna, pluralizada, globalizada e secularista. O sacerdote e o religioso têm que ser testemunha, não só com o discurso bonito, mas, sobretudo, com a vida, dizendo ele: “a minha pregação tem que coincidir intimamente com aquilo que eu vivo”. Revesti-vos da armadura de Deus, que são os tesouros, os dons das virtudes que nos levam à santidade de vida e motiva os outros também e, sobretudo nos segura e protege diante das ciladas ou flechas do demônio. Resistamos ao mal e a toda inclinação para ele: os vícios e as paixões desordenadas que podem, sem dúvida, derrubar sacerdotes e religiosos, levando-os à condenação.
Para finalizar, o Padre pregador nos falou algo muito interessante: “Deus faz um trabalho de purificação naquele que reza”.  Ainda continua dando dois fundamentais passos do cristão que encontrou Deus e fez uma experiência com ele: “oração e serviço, contemplação e ação”. AO PADRE MARCOS NOSSOS AGRADECIMENTOS POR TÃO BELA EXPOSIÇÃO DA PALAVRA DE DEUS NESSES DIAS RETIRO E ESPIRITUALIDADE QUE TIVEMOS, ONDE TODA FAMÍLIA DO IJMP ESTEVE REUNIDA.


Manuel Bruno - Noviço

Nenhum comentário:

Postar um comentário