quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Bento XVI abre oficialmente o Ano da Fé









O Papa Bento XVI abriu oficialmente o Ano da Fé com uma Santa Missa realizada no Vaticano na manhã desta quinta-feira, 11. A proposta do Pontífice é que este seja um tempo de reflexão para que fiéis católicos de todo o mundo possam redescobrir os valores da sua fé.
No dia em que também se comemoram os 50 anos do início do Concílio Vaticano II, o Papa presidiu a celebração eucarística com a participação de 400 concelebrantes. Entre eles, estavam alguns brasileiros, como o cardeal arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, que também é presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. 
Fazendo memória ao jubileu de ouro do Concílio, um acontecimento que marcou a vida da Igreja, o Papa explicou que a celebração foi enriquecida com alguns sinais específicos. A procissão inicial quis lembrar a procissão dos Padres conciliares, houve a entronização do Evangeliário, que é uma cópia daquele utilizado durante o Concílio e a entrada das sete mensagens finais do Concílio e do Catecismo da Igreja Católica. 

Recordamos com alegria, nesta data memorável, a participação do nosso fundador Padre Gervásio Fernandes na cessão de abertura do Concilio Vaticano II, que na ocasião participava como teólogo privado de Dom Zacarias Rolim de Moura, então bispo de diocese de Cajazeiras. Celebremos este dia recordando as grandes figuras da Igreja que também participaram do Concilio Vaticano II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário