sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Papa realiza Consistório em Roma



Nos dias 18 e 19 de fevereiro, acontece no Vaticano, o Consistório Ordinário Público convocado pelo papa Bento 16, para a criação de vinte e dois cardeais para a Igreja, dentre estes, o brasileiro dom João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília e Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada. A assembleia de cardeais, também será consultada sobre a canonização de sete beatos.
No sábado (18), às 10:30h, na Basílica de São Pedro, Bento 16 presidirá o Consistório Ordinário Público para a criação de vinte e dois novos cardeais, sob um novo rito, modificado e aprovado pelo sumo pontífice em 10 de janeiro de 2012.
A partir das modificações, foram unificados em uma única celebração, os três ritos compreendidos no Consistório: imposição do barrete, entrega do anel cardinalício e a entrega do título ou da diaconia, ou seja, igreja da diocese de Roma, cujo nome estará ligado ao novo cardeal. As orações de coleta e a oração conclusiva também mudarão. Além disso, a proclamação da Palavra será mais breve.
Já na conclusão do Consistório, o papa realizará uma consulta aos purpurados sobre a canonização dos Beatos: Giacomo Berthieu, sacerdote professo da Companhia de Jesus, mártir; Pedro Calungsod, leigo catequista, mártir; Giovanni Battista Piamarta, sacerdote, fundador das Congregações Sagrada Família de Nazaré e Humildes Servas do Senhor; Maria do Monte Carmelo, fundadora da Congregação das Irmãs Concepcionistas Missionárias da educação; Maria Anna Cope, religiosa professa da Congregação das Irmãs da Ordem Terceira de São Francisco de Syracuse (Nova York), Caterina Tekakwitha, leiga; Anna Schäffer, leiga.
No mesmo dia, às 16:30h, os novos cardeais receberão as pessoas que desejam fazer visitas de cortesia.
Já no dia 19 (domingo), solenidade da Cátedra de São Pedro Apóstolo, às 9:30h, na Basílica Vaticana, o Santo Padre presidirá a celebração eucarística com os novos cardeais.
A Rádio Vaticano transmitirá as cerimônias ao vivo, (sábado, a partir das 7h20; domingo, a partir das 5h20 de Brasília), com comentários em português. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário