sexta-feira, 29 de junho de 2012

Imposição do Pálio aos novos arcebispos metropolitanos


Nesta sexta-feira, 29, o Papa Bento XVI fez a imposição do Pálio aos novos arcebispos metropolitanos nomeados neste último ano. A imposição foi feita durante a Santa Missa na Solenidade de São Pedro e São Paulo, celebrada na Basílica Vaticana.
Dentre os 44 novos arcebispos que receberam o Pálio, sete são brasileiros: 

Dom Wilson Tadeu Jonck, de Florianópolis (SC); 

Dom Jose Francisco Rezende Dias, de Niterói (RJ); 

Dom Esmeraldo Barreto de Farias, de Porto Velho (RO);  

Dom Airton Jose dos Santos, de Campinas (SP); 

Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, de Teresina (PI); 

Dom Paulo Mendes Peixoto, de Uberaba (MG); 

Dom Jaime Vieira Rocha, de Natal (RN).














quinta-feira, 28 de junho de 2012

Bento XVI assina decreto de beatificação de Nhá Chica




O Papa Bento XVI decretou nesta quinta-feira, 28, a beatificação de Francisca de Paula de Jesus, conhecida como Nhá Chica. 

Em outubro do ano passado, uma comissão médica da Congregação das Causas dos Santos analisou e aprovou o milagre atribuído à serva de Deus. Trata-se da cura da professora Ana Lúcia Meirelles Leite, 66 anos, da cidade de Caxambu (MG).  Ana Lúcia foi curada de um problema muito grave no coração e recorreu à intercessão de Nhá Chica. 

As Irmãs Franciscanas do Senhor divulgaram a novidade no site oficial de Nhá Chica. Segundo a nota, a cerimônia de beatificação será marcada posteriormente pelo bispo da Diocese da Campanha, Dom Diamantino.

Prelados receberão o pálio arcebispal das mãos de Bento XVI





A Sala de Imprensa da Santa Sé emitiu hoje uma nota explicando a nova forma do rito da imposição do pálio aos arcebispos metropolitanos, que acontece anualmente no dia 29 de junho, solenidade dos Santos Pedro e Paulo Apóstolos. Na lista dos que receberão o pálio consta 7 arcebispos brasileiros e Dom Filippo Santoro, que foi bispo de Petrópolis no Brasil e é atualmente arcebispo de Taranto, Itália.
"As coisas vão permanecer substancialmente as mesmas", diz a nota, "porém este ano, seguindo uma lógica de desenvolvimento na continuidade, foi decidido simplesmente mover de lugar o próprio rito, que agora será realizado antes da celebração eucarística”.
"A modificação foi aprovada pelo Santo Padre e é motivada pelos seguintes motivos:

1. Para tornar o rito mais curto. A lista dos novos arcebispos metropolitanos será lida imediatamente antes da abertura da procissão da entrada e o canto de" Tu es Petrus " não fará parte da celebração. O rito dos Pálio terá lugar logo que o Santo Padre chegar ao altar.


2. Para garantir que a celebração eucarística não seja “interrompida" por um rito de um tempo relativamente longo (o número de arcebispos metropolitanos agora é de cerca de 45 por ano), o que poderia tornar a participação atenta e enfocada na Missa mais difícil.


3. Para fazer o rito de imposição do pálio mais de acordo ao" Cerimoniale Episcoporum ", e para evitar a possibilidade de que, sendo após a homilia (como aconteceu no passado), possa ser interpretado como um rito Sacramental . Na verdade, os ritos que ocorrem durante uma celebração eucarística após a homilia, são normalmente ritos sacramentais: o Batismo, a Confirmação, a Ordem, o Matrimônio e a Unção dos Enfermos. A imposição do pálio, por outro lado, não é de natureza sacramental".


Entre os 44 arcebispos que receberão o pálio em Roma no dia 29 estão os seguintes brasileiros:

Dom Wilson Tadeu Jonck S.C.I. de Florianopolis (SC).
Dom Jose Francisco Rezende Dias de Niterói (RJ).
Dom Esmeraldo Barreto de Farias de Porto Velho (RO).
Dom Airton Jose dos Santos de Campinas (SP).
Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho de Teresina (PI).
Dom Paulo Mendes Peixoto de Uberaba (MG).
Dom Jaime Vieira Rocha de Natal (RN).


Dom Benedito Roberto C.S.Sp. de Malanje, Angola, conclui a lista dos arcebispos de países lusófonos.


Por outra parte, Dom Filippo Santoro, que foi bispo de Petrópolis (RJ) no Brasil e é atualmente arcebispo de Taranto, Itália, também estará na cerimônia.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Imagens da Festa de São João Batista e Posse do Pe. Francisco Cleides










REMANEJAMENTO NO IJMP


“Ide pelo Mundo e anunciai o Evangelho a toda criatura!
Eu Vos envio, servidores do Reino; onde estiverdes, eu convosco estarei, Eu vos envio despojados de tudo, só levareis a bagagem do amor. Eu vos envio, promotores da paz, ministro sois da reconciliação. Eu vos, envio mensageiros alegres, quem encontrardes, falareis com amor"!

Com estas palavras e esta confiança o Superior Geral do nosso IJMP, depois e orações e ponderações dentro da Prudêncio que lhe é peculiar, e pelo bem do atendimento ao povo de Deus que o Cristo nos coloca como pastores de seu rebanho, coloca em curso neste semestre segundo de 2012, algumas transferências de Padres e irmãos de nossas fraternidades, a saber:
  • O Pe. José Gomes de Melo Júnior, que horas prestavas seus serviços sacerdotais como vigário paroquial da paróquia são João Batista em Quixadá, Ce. Foi transferido para a fraternidade Santa Terezinha, paróquia São Pedro em Parambú, diocese de Crateús, Ce. Pe. José Gomes será vigário paroquial daquela paróquia e comporá a equipe paroquial com Pe. Márcio Claudi e Irmão João Batista de Castro Jucá Pe José Gomes chegará dia 25 deste a Parambú.
  • O pré- Diácono Ir. Narciso José, que fazia parte da fraternidade santa Terezinha em Parambú, Çe. Comporá a equipe paroquial da paróquia são João Batista em Quixadá, Ce. Ir. Narciso chegará a Quixadá dia 29/06 de 2012.
  • O Pe. Francisco das Chagas, que compunha a fraternidade Jesus Libertador em Cajazeiras, Paraíba, já se encontra desde do dia 15/06 de 2012, compondo a equipe paroquial da paróquia são João Batista em Quixadá, Ce. Pe. Chagas será Vigário paroquial da paróquia São João Batista a qual tem como pároco o Pe. Francisco Cleides de Oliveira. O Pe. Chagas, juntamente com o Ir. Narciso José, integrarão a fraternidade conventual Senhora Aparecida em Quixadá. Completa a fraternidade Pe. Francisco Cleides, Ir. Wagner Melo, Ir. Francisco Márcio e o Aspirante Francisco Irailson.

Aos nossos Confrades desejamos o mais frutuoso apostolado em vossas novas comunidades e áreas de atuação, para o bem da Igreja e do povo de Deus a eles confiados; que a divina Virgem Maria, a Imaculada Conceição, padroeira de Nossa SOMEP, Juntamente com nossos Padroeiros Santa Terezinha do menino Jesus e São Francisco de Assis, lhes cumule de dons e perseverança no bem; lhes dê força e convicção verdadeira de sua missão e vocação religiosa e Sacerdotal. Que estas palavras do Sagrado livro os ilumine em suas caminhadas. “Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos. Vós sois meus amigos, se praticais o que vos mando”(Jo 15,9-14).
Porventura não está contido, nessas palavras o Mysterium Caritatis da nossa vocação? Parabéns aos transferidos!


sexta-feira, 22 de junho de 2012

Ano da Fé



Nesta quinta-feira, 21, o presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, apresentou, numa coletiva de imprensa no Vaticano, algumas novidades para o Ano da Fé, em especial o lançamento do site, do hino e do logo oficial.
No logo, a Igreja é representada por um barco, o mastro é uma cruz que iça as velas que formam o trigrama do nome de Cristo (IHS), e ao fundo, o sol associado ao trigrama remete à Eucaristia. No hino, o refrão “Credo, Domine, adauge nobis é fidem” é uma invocação a Deus para que aumente a fé. Já o site oficial,www.annusfidei.va, está disponível primeiramente em inglês e italiano.
“O Ano da Fé, antes de tudo, pretende sustentar a fé de tantos crentes que no cansaço cotidiano não cessam de confiar, com convicção e coragem, a própria existência ao Senhor Jesus”, salientou Dom Rino.


segunda-feira, 18 de junho de 2012

Encontro Vocacional do IJMP em Quixadá


Nossa fraternidade Missionária realizou, nos dias 16 e 17, encontro vocacional destinado a jovens e adolescentes que desejam conhecer nossa congregação e nosso carisma, como também descobrir a qual vocação Jesus Cristo lhe chama.
Os vocacionados escutaram na primeira parte da manhã, depois da oração e da acolhida, a meditação preparada pelo Pe. Francisco Cleides. À tarde, depois da recitação do terço, tivemos a meditação da Irmã Ana Maria, religiosa da Congregação das Servas do Sagrado Coração de Jesus. No domingo, tivemos a participação do Pe. Francisco das Chagas que falou sobre nossa Congregação. O encontro terminou com o almoço e com as palavras do Pe. Francisco Cleides, que fez uma pequena avaliação do encontro vocacional.











Rito de Acolitato do Irmão Narciso


No dia 15 de junho, na solenidade do Sagrado Coração de Jesus, nosso Irmão Narciso recebeu o ministério de Acólito. A cerimônia aconteceu na Igreja Matriz de São Francisco na cidade de Quixadá. A santa Missa foi presidida pelo senhor bispo diocesano Dom Ângelo Pignoli. Na Ocasião receberam também o ministério de acólito os seminaristas Marcelo Reis e Tiago Santiago e o seminarista Lucas Brito recebeu o ministério de leitor.
Elevemos a Deus nossa súplica pela vocação dos nossos irmãos, para que sejam fiéis servidores e anunciadores de Cristo e que sejam guardados no coração amoroso de Jesus de onde brota toda fortaleza.













Pré-missão na cidade de São Domingos - PB


No dia 06 de maio, do mês passado, o Grupo de Colaboradores, juntamente com os noviços e Pe. Juciê Braga, realizaram na cidade de São Domingos – PB, um dia missionário de visitas às famílias. Foi um dia de preparação (divulgação) para a SEMANA MISSIONÁRIA que acontecerá lá no próximo mês de julho, do dia 15 ao dia 22. Todas as famílias foram visitadas e convidadas a já entrarem em clima de missão. E a cada casa visitada, foi pregado na porta o adesivo da propaganda da data das Missões Populares que acontecerão em toda Paróquia de São Domingos de Gusmão, que tem como pároco Pe. Aldeone Silva. 
O dia missionário terminou com a celebração da Santa Eucaristia. Foi um dia muito rico para todos. Agradecemos a gentileza e o acolhimento do povo de São Domingos e ao Padre Aldeone.