quarta-feira, 28 de março de 2012

Papa se comove em encontro com Missionárias de Madre Teresa



O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, concedeu sua segunda coletiva de imprensa em terras cubanas nesta terça-feira, 27.

Mesmo sem discursos públicos previstos, o dia de Bento XVI foi intenso, com um momento, em especial, que permanecerá na memória dos cubanos: a imagem do Pontífice que reza no Santuário Nacional da Virgem da Caridade do Cobre. “Este foi o momento central, a razão de sua viagem”, disse o sacerdote.

Outro momento que comoveu o Papa foi o encontro, no Seminário São Basílio Magno, em Santiago de Cuba, com cerca de 10 missionárias de Madre Teresa de Calcutá. Quando consagradas, elas recebem a tarefa de rezar, todos os dias, por um sacerdote. E neste encontro estava presente a indiana que há 20 anos reza pessoalmente por aquele que, na época, era somente o Cardeal Ratzinger. “O Papa estava comovido de encontrar essa pessoa que reza por ele”. 

Já em Havana, destaque para a visita de cortesia ao Presidente Raúl Castro. O encontro durou pouco mais de 50 minutos, considerando que havia intérpretes. Padre Lombardi ressaltou a importância do encontro pessoal – um momento cordial e sereno. Temas da conversa foram a situação do povo cubano e as expectativas da Igreja para continuar contribuindo para o crescimento da nação.

Um pedido especial foi feito a Castro: a possibilidade do reconhecimento por parte do governo da Sexta-feira Santa como feriado – assim como, 14 anos atrás, João Paulo II fez o mesmo pedido em relação ao dia do Natal, e foi atendido.

Fazendo um balanço da viagem, padre Lombardi declarou que transcorre “muito positivamente”.











terça-feira, 27 de março de 2012

Santa Missa em Santiago de Cuba pelos 400 ano da da Virgem da caridade de Cobre


O Papa Bento XVI celebrou na segunda-feira, 26, em Santiago de Cuba, a Missa pelos 400 anos da devoção à Virgen de la Caridad del Cobre, na Praça Antonio Maceo, a qual contou com a presença do presidente do país, Raúl Castro. Esse foi o segundo compromisso de Bento XVI em Cuba, após a Cerimônia de Boas-Vindas no aeroporto de Santiago, Cuba, ocorrida hoje.
No primeiro dia de visita apostólica ao país, o Santo Padre chegou de papamóvel ao local e foi acolhido pelo povo ao som da música "Bem-vindo Santo Padre". Minutos antes da celebração, os cubanos gritavam: "Bento, amigo, Cuba está contigo".
No início da celebração, o arcebispo de Santiago, Dom Dionísio García Ibáñez fez um discurso de boas-vindas ao Pontífice.

Diante de 250 mil pessoas, neste dia no qual também se celebra a Solenidade da Anunciação do Senhor , Bento XVI iniciou sua homilia dizendo que a visita era muito desejada por ele. Referindo-se à liberdade humana, o Santo Padre também explicou como Deus age diante da liberdade que é conferida a cada homem.

Ao final da celebração, Bento XVI ofereceu uma rosa de ouro à imagem da Virgen de la Caridad del Cobre. Trata-se de um gesto tradicional dos papas que serve para homenagear o título de Nossa Senhora venerado no país que recebe a visita do Pontífice.














Bento XVI em Cuba


O Papa Bento XVI desembarcou no Aeroporto Internacional Antonio Maceo de Santiago de Cuba, em Cuba, na segunda-feira, 26, por volta de 16h30, horário de Brasília (14h30 no horário local). Ele foi recebido pelo presidente de Cuba, Raul Castro, e autoridades religiosas locais. Em seguida, quatro crianças entregaram a Bento XVI um ramo de flores como sinal de boas vindas.


Em seu discurso, Raul Castro disse a Bento XVI que o país se sente honrado com sua presença e enfatizou o bom relacionamento que o governo mantém com as diversas religiões. “Nosso Governo e a Igreja Católica mantêm boa relação. O governo tem bom relacionamento com todas as religiões e entidades religiosas no país”, disse.


O presidente também lembrou as dificuldades econômicas existentes no país, mas ressaltou que a nação segue mudando tudo que precisa ser mudado. 

Ao tomar a palavra, Bento XVI agradeceu o acolhimento e as palavras de Raul Castro e demais autoridades. Ele também saudou as autoridades religiosas, os fiéis da Igreja Católica em Cuba e todos os cubanos. 

“Tenho-vos sempre muito presente no coração e na minha oração, e ainda mais nos últimos dias quando o momento tão desejado de vos visitar se ia aproximando e que, graças à bondade divina, chegou”, disse. 






segunda-feira, 26 de março de 2012

Solenidade da Anunciação do Senhor



Neste dia, a Igreja festeja solenemente o anúncio da Encarnação do Filho de Deus. O tema central desta grande festa é o Verbo Divino que assume nossa natureza humana, sujeitando-se ao tempo e espaço. 

Hoje é o dia em que a eternidade entra no tempo ou, como afirmou o Papa São Leão Magno: "A humildade foi assumida pela majestade; a fraqueza, pela força; a mortalidade, pela eternidade."

Com alegria contemplamos o mistério do Deus Todo-Poderoso, que na origem do mundo cria todas as coisas com sua Palavra, porém, desta vez escolhe depender da Palavra de um frágil ser humano, a Virgem Maria, para poder realizar a Encarnação do Filho Redentor:

"No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem e disse-lhe: ‘Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.’ Não temas , Maria, conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Maria perguntou ao anjo: ‘Como se fará isso, pois não conheço homem?’ Respondeu-lhe o anjo:’ O Espírito Santo descerá sobre ti. Então disse Maria: ‘Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tu palavra’" (cf. Lc 1,26-38).

Sendo assim, hoje é o dia de proclamarmos: "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1,14a). E fazermos memória do início oficial da Redenção de TODOS, devido à plenitude dos tempos. É o momento histórico, em que o SIM do Filho ao Pai precedeu o da Mãe: "Então eu disse: Eis que venho (porque é de mim que está escrito no rolo do livro), venho, ó Deus, para fazer a tua vontade" (Hb 10,7). Mas não suprimiu o necessário SIM humano da Virgem Santíssima.

Cumprindo desta maneira a profecia de Isaías: "Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco" (Is 7,14). Por isso rezemos com toda a Igreja:

"Ó Deus, quisestes que vosso Verbo se fizesse homem no seio da Virgem Maria; dai-nos participar da divindade do nosso Redentor, que proclamamos verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Por nosso Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo".

Imagens do Santo Padre Bento XVI neste domingo no México










Santo Padre no México


O Papa Bento XVI rezou neste domingo, 25, as vésperas com os bispos do México e da América Latina, na Catedral da Mãe Santíssima da Luz de León, México. Este foi o último compromisso pontifício no 3º dia da visita apostólica ao país. 

O Papa fez o percurso de papamóvel do Colégio Miraflores, onde está hospedado, à Catedral de León. Em todo o trajeto, uma multidão se concentrou em clima de festa para saudar o Pontífice que passava.
o som de "Tu és Petrus" (Tu és Pedro), a famosa canção que é entoada durante a procissão de entrada do Pontífice no Vaticano, Bento XVI entrou na Catedral de León, por volta das 21h (18h no horário do México), onde 200 bispos do México e da América Latina o aguardavam.

Em um discurso forte e direto, o Papa pediu que os bispos sejam 'sentinelas' que proclamam dia e noite e Palavra de Deus e acrescentou que os prelados devem estar primordialmente ao lado daqueles que sofrem.

"Estejam ao lado de quem é marginalizado pela violência, pelo poder ou por uma riqueza que ignora quem carece de quase tudo. A Igreja não pode separar o louvor de Deus do serviço aos homens", enfatizou

Bento XVI destacou por duas vezes durante o discurso, que o mal jamais terá a última palavra.

"A maldade e a ignorância dos homens não é capaz de travar o plano divino de salvação, a redenção. O mal não tem poder para isso", disse.

Como Pastor da Igreja Universal, o Santo Padre disse que está unido a todos os bispos latino-americanos na difícil missão de evangelizar, independente da circunstância.

"Não estais sozinhos nem nas dificuldades, nem nos sucessos da evangelização; todos estamos unidos nos sofrimentos e na consolação", salientou.

O Papa também pediu aos prelados uma atenção especial aos seminaristas que, segundo ele, devem acima de tudo conhecer profundamente a pessoa de Jesus Cristo.

"Amados Irmãos no Episcopado, no horizonte pastoral e evangelizador que se abre diante de nós, é de capital importância cuidar com grande atenção dos seminaristas, encorajando-os a não se gloriarem de 'saber outra coisa a não ser Jesus Cristo, e, Este, crucificado', orientou.
Ainda na Catedral de León, o Santo Padre, tendo em mãos um dispositivo eletrônico, ligou a iluminação do Santuário de Cristo Rei de Cubilete, sobre o qual sobrevoou de helicópetero na manhã deste domingo, 25, pouco antes de celebrar a Missa no Parque do Bicentenário. 

domingo, 25 de março de 2012

Colaboradores Missionários em Adoração a Jesus Sacramentado

No dia 24 de março, aconteceu em Cajazeiras, na sede central da SOMEP,  o encontro do grupo de Colaboradores Missionários. Foi um momento do grupo rezar e adorar Jesus Sacramentado. O grupo se reúne quinzenalmente para momento de espiritualidade, formação e oração, tendo em vista a Missão.







Terceiro dia do Santo Padre ao México



Neste domingo, 25, terceiro dia de sua visita ao México, o Papa Bento XVI terá três importantes atividades. A primeira será a celebração da Missa no Parque do Bicentenário de Léon, às 13h (horário de Brasília), em seguida, o Santo Padre fará a recitação do Angelus. 

Mais tarde, às 21h (horário de Brasília), o Papa preside a Celebração das Vésperas com os Bispos do México e da América Latina na Catedral da Mãe Santíssima da Luz de Leon.

ENCONTRO DO SANTO PADRE COM AS CRIANÇAS DO MÉXICO


Na Plaza de La Paz, em Guanajuato, México, uma festa caracterizada pelo colorido das bandeiras e muita música tradicional mexicana, aguardava a chegada do Papa Bento XVI neste sábado, 24. 
Após o encontro privado com o presidente do México, Felipe Calderón, o Santo Padre encontrou-se com milhares de crianças de todo o México neste sábado, 24, por volta das 22h30 (19h30 no horário do México) para dirigir-lhes palavras de esperança e demonstrar o seu apreço por aqueles que ele considerou 'seus amiguinhos', durante o discurso.
"Vós ocupais um lugar muito importante no coração do Papa; e isto mesmo queria que o soubessem todas as crianças do México, neste momento, particularmente as que suportam o peso do sofrimento, o abandono, a violência ou a fome, que nestes meses, por causa da seca, se fez sentir intensamente em algumas regiões", ressaltou.
O Papa encerrou o discurso chamando as crianças de 'meus amiguinhos' e chegou a expressar o desejo de permanecer com elas por mais tempo.
"Bem gostava de ficar mais tempo convosco, mas tenho de partir. Continuaremos unidos na oração. Por isso, convido-vos a não deixardes de rezar, mesmo em casa; assim experimentareis a alegria de falar com Deus em família. Rezai por todos; por mim também. Eu rezarei por vós, para que o México seja um lar onde todos os seus filhos vivam com serenidade e harmonia", concluiu.
Após a saudação às crianças, Bento XVI seguiu mais uma vez de papamóvel pelas ruas da cidade, rumo ao Colégio Miraflores, local onde ficará hospedado até o final de sua estadia no México.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Bento XVI parte da Itália rumo ao México


Na manhã desta sexta-feira, 23, o Papa Bento XVI inicia sua 23ª viagem internacional que o levará ao México, para as comemorações do 200º aniversário de independência do país, e a Cuba, para o 400º aniversário da Imagem de Nossa Senhora da Caridade do Cobre.
No aeroporto internacional de Roma-Fiumicino, o Santo Padre foi saudado pelo primeiro-ministro italiano, Mario Monti, antes de embarcar no vôo B777 da Alitalia às 9h30 (horário de Roma, 5h30 pelo horário de Brasília). A chegada ao aeroporto internacional Guanajuato em León, no México, está prevista para às 16h30 (horário do México, 19h30 pelo horário de Brasília); serão 14 horas de viagem. 
Antes de partir, o Pontífice enviou um telegrama ao presidente italiano Giorgio Napolitano salientando a missão da Igreja nesta viagem: levar esperança.
“Dirijo-me com atenção ao senhor, presidente, minha deferente saudação, que acompanho com votos fervorosos para o bem espiritual, social e civil do povo italiano, assim, voluntariamente envio minha benção apostólica”, disse o Papa no telegrama.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Dom Ângelo em nossa casa

Recebemos com alegria nesta quinta-feira, 22 de março, o excelentíssimo bispo diocesano de Quixadá, Dom Ângelo Pignole, que veio visitar a nossa fraternidade religiosa de formação. Acompanhado do nosso Padre fundador, Dom Ângelo visitou as dependências da nossa nova residência, que foi cedida pela diocese.  A 8 anos nosso Instituto se faz presente nesta diocese, com a casa de formação de filosofia e teologia e uma paróquia entregue aos cuidados pastorais do IJMP.
Nos alegramos com a presença do nosso pastor diocesano em nossa fraternidade, pelo seu carinho e atenção para com nosso Instituto Religioso Missionário. 




segunda-feira, 19 de março de 2012

19 de março: Festa de São José


Não é sem razão que a Igreja, no meio da Quaresma, tira o roxo no dia 19 de março e coloca o branco na liturgia, para celebrar a festa de São José, esposo da Virgem Maria. Entre todos os homens do seu tempo, Deus escolheu o glorioso São José para ser pai adotivo de seu Filho divino e humanado. E Jesus lhe era submisso, como mostra São Lucas.
Santo Gertrudes (1256-1302), um grande místico da Saxônia, disse que “viu os Anjos inclinarem a cabeça quando no céu pronunciavam o nome de São José”.
Santa Teresa de Ávila (1515-1582), a primeira Doutora da Igreja, a reformadora do Carmelo, disse: “Quem não achar mestre que lhe ensine a orar, tome São José por mestre e não errará o caminho”. E ensinava que em todas as suas festas lhe fazia um pedido e que nunca deixou de ser atendida. Ensinava ainda que cada santo nos socorre em uma determinada necessidade, mas que São José nos socorre em todas.
O Evangelho fala pouco de sua vida, mas o exalta por ter vivido segundo  “a obediência da fé” (Rm 1,5). Deus nos dá a graça para viver pela fé (Rm, 5,1.2; Hb 10,38) em todas as circunstancias.  São José, um homem humilde e justo “viveu pela fé”, sem a qual “é impossível agradar a Deus” (Hab 2,3; Rm 1,17; Hb 11,6).
O grande Doutor da Igreja Santo Agostinho compara os outros santos às estrelas, mas, a São José, ele o compara ao Sol. A ele Deus confiou suas riquezas: Jesus e Maria. Por isso, o Papa Pio IX, em 1870,  declarou São José padroeiro da Igreja Universal com o decreto “Quemadmodum Deus”. Leão XIII, na Encíclica “Quanquam Pluries”, o propôs como “advogado dos lares cristãos”. Pio XII o propôs como “exemplo para todos os trabalhadores” e fixou o dia 1º de maio como festa de ao José Trabalhador.

domingo, 18 de março de 2012

Oração do Angelus na praça de São Pedro



Nesta 4º Domingo de Quaresma, 18, o Papa Bento XVI fez a oração do Angelus aos fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro, destacando que a Quaresma é um caminho com Jesus através do ‘deserto’, isto é, “um tempo para escutar mais a voz de Deus e também esmagar as tentações que falam dentro de nós”. 
Ao horizonte deste deserto, salienta o Papa, se aproxima a Cruz. “Jesus sabe que essa é o auge de sua missão: de fato, a Cruz de Cristo é o ápice do amor, que nos doa a salvação”, reforça.
Bento XVI destaca que às vezes o homem ama mais as trevas que a luz, porque é atacado por seus pecados. Mas somente abrindo-se à luz, somente confessando sinceramente as próprias culpas a Deus, que se encontra a verdadeira paz e a verdadeira alegria.
No fim da oração do Angelus, o Pontífice pediu que os fiéis rezassem por sua viagem ao México e Cuba que começará na sexta-feira, 23.
“Confiamos esta viagem à intercessão da Beata Virgem Maria, tão amada e venerada nestes dois países que vou visitar”, disse.