domingo, 26 de fevereiro de 2012

Papa e Cúria Romana dão início ao retiro quaresmal



Neste domingo, 26, às 18h (horário de Roma), 1º domingo de Quaresma, na Capela Redemptoris Mater, do Palácio Apostólico, o Papa Bento XVI e toda Cúria Romana iniciam os exercícios espirituais.


As meditações sobre o tema central "A comunhão do cristão com Deus", inspirado na passagem do Evangelho de João, “e a nossa comunhão é com o Pai e com Seu Filho, Jesus Cristo” (1,3), serão conduzidas pelo Cardeal Laurent Monsengwo Pasinya, Arcebispo de Kinshasa, do Congo.

O retiro será concluído na manhã do sábado, 3 de março, por isso estão suspensas as catequeses das quartas-feiras e todas as audiências com o Papa.

Este primeiro domingo de retiro começará com a exposição da Eucaristia, depois seguirá com a celebração das Vésperas, dando início a meditação introdutória. 

Depois da meditação, haverá a adoração eucarística e em seguida a benção eucarística.

Nos dias sucessivos, às 9h (horário de Roma), haverá a celebração das Laudes, e, em seguida, a meditação. Às 10h15, celebração da Terceira Hora e meditação. 

Às 17h, outra meditação e, às 17.45, celebração das Vésperas, adoração e benção eucarística.

No sábado, 3 de março, às 9h haverá a celebração das Laudes e meditação conclusiva.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Experiência Missionária do Irmão Narciso













Experiência Missionária do Irmão Narciso

No desejo de concretizar o nosso carisma missionário de levar a boa nova de Jesus aos povos distantes, partiu no dia 14 de dezembro o Irmão Narciso para uma experiência Missionária na Diocese de Santarém – Pará, na cidade de Almerim.
O Irmão Narciso já se encontra em nosso meio e apresentou, em um momento oportuno, a sua rica experiência vivida naquela região, tão distante e carente.
A experiência missionária foi vivida em duas etapas: a primeira de 16 de dezembro a 03 de janeiro nas comunidades da cidade e a segunda de 04 a 17 de janeiro nas comunidades do interior. Para cada etapa uma preparação imediata e uma avaliação.
A missão contou  presença de 82 missionários, sendo 02 missionários leigos, 04 religiosas, 02 frades do Instituto Emaús, 02 candidatos ao diaconato permanente, 03 diáconos, 01 irmão padre da comunidade Taizé, 07 padres, 01 religioso, 59 seminaristas e Dom Esmeraldo. 38 seminaristas vieram dos estados de: CE, RN, PB, PE, BA, ES, MG, TO, RJ, SP, GO, PR e RS.
As imagens feitas pelo Irmão Narciso falam da beleza desta experiência missionária:













quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Papa envia mensagem para a Campanha da Fraternidade 2012





Mensagem do Papa Bento XVI em ocasião da abertura da 

Campanha da Fraternidade 2012

Ao Venerado Irmão
CARDEAL RAYMUNDO DAMASCENO ASSIS
Arcebispo de Aparecida (SP) e Presidente da CNBB




Fraternas saudações em Cristo Senhor!

De bom grado me associo à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil que lança uma nova Campanha da Fraternidade, sob o lema "que a saúde se difunda sobre a terra" (cf. Eclo 38,8), com o objetivo de suscitar, a partir de uma reflexão sobre a realidade da saúde no Brasil, um maior espírito fraterno e comunitário na atenção dos enfermos e levar a sociedade a garantir a mais pessoas o direito de ter acesso aos meios necessários para uma vida saudável.

Para os cristãos, de modo particular, o lema bíblico é uma lembrança de que a saúde vai muito além de um simples bem estar corporal. No episódio da cura de um paralítico (cf. Mt 9, 2-8), Jesus, antes de fazer com que esse voltasse a andar, perdoa-lhe os pecados, ensinando que a cura perfeita é o perdão dos pecados, e a saúde por excelência é a da alma, pois «que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua alma?» (Mt 16,26). Com efeito, as palavras saúde e salvação têm origem no mesmo termo latino salus e não por outra razão, nos Evangelhos, vemos a ação do Salvador da humanidade associada a diversas curas: «Jesus andava por toda a Galiléia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo o tipo de doença e enfermidades do povo» (Mt 4,23).

Com o seu exemplo diante dos olhos, segundo o verdadeiro espírito quaresmal, possa esta Campanha inspirar no coração dos fiéis e das pessoas de boa vontade uma solidariedade cada vez mais profunda para com os enfermos, tantas vezes sofrendo mais pela solidão e abandono do que pela doença, lembrando que o próprio Jesus quis Se identificar com eles: «pois Eu estava doente e cuidastes de Mim» (Mt 25,36). Ajudando-lhes ao mesmo tempo a descobrir que se, por um lado, a doença é prova dolorosa, por outro, pode ser, na união com Cristo crucificado e ressuscitado, uma participação no mistério do sofrimento d’Ele para a salvação do mundo. Pois, «oferecendo o nosso sofrimento a Deus por meio de Cristo, nós podemos colaborar na vitória do bem sobre o mal, porque Deus torna fecunda a nossa oferta, o nosso ato de amor» (Bento XVI, Discurso aos enfermos de Turim, 2/V/2010).

Associando-me, pois, a esta iniciativa da CNBB e fazendo minhas as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias de cada um, saúdo fraternalmente quantos tomam parte, física ou espiritualmente, na Campanha «Fraternidade e Saúde Pública», invocando – pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida – para todos, mas de modo especial para os doentes, o conforto e a fortaleza de Deus no cumprimento do dever de estado, individual, familiar e social, fonte de saúde e progresso do Brasil, tornando-se fértil na santidade, próspero na economia, justo na participação das riquezas, alegre no serviço público, equânime no poder e fraterno no desenvolvimento. E, para confirmar-lhes nestes bons propósitos, envio uma propiciadora Bênção Apostólica.

Vaticano, 11 de fevereiro de 2012


A Quaresma




Iniciamos a Quaresma, tempo muito importante para os católicos, e, em larga escala, para todos os cristãos sérios desejosos de aprimoramento interior e de mudança de vida. Alguns a consideram como tempo de privação, de negação de si, de renúncias. E é verdade! Porém, é necessário saber que os convites quaresmais estão em plena sintonia com as atuais aspirações do ser humano.
Em tempos de superação, autodisciplina, domínio de si – tão evidenciado nos esportes, por exemplo – a Igreja convida-nos à penitência. Hoje se fala muito em espiritualidade, sintonia com o cosmos e atenção às realidades superiores; a Igreja, há dois milênios, convida-nos à oração. Quando tanto se fala em solidariedade, em sustentabilidade como fruto do bom relacionamento dos homens entre si no ambiente em que vivem, a Igreja, desde há muito, fala da caridade como impulso da alma para chegar até Deus.
Penitência, oração e caridade. As três palavras-chave para viver o espírito quaresmal e que são, como dito, bastante atuais. A humanidade de uma pessoa pode ser mensurada por estes três elementos. Tanto mais homem quanto mais dono de si, mais orante, mais caridoso. Percebe-se, portanto, ser este o momento ideal para a mudança de vida, para a conversão. E tudo isso, com vistas à celebração da Páscoa, mistério maior da nossa fé, em que, com Cristo, celebraremos a nossa libertação do pecado e nossa ressurreição para a vida, uma vez mortos para o pecado.
Ninguém tenha medo destes dias. A Igreja deverá estar mais austera na liturgia, nas vestes do padre, na ausência de flores e dos instrumentos musicais (permitidos apenas para sustentar o canto e não para acompanhar os inadmissíveis shows particulares de alguns em plena missa). E esta austeridade litúrgica deve nos conduzir pelos caminhos da reflexão a respeito da nossa realidade mais profunda: somos pó e ao pó retornaremos, convertamo-nos, portanto, e busquemos em Deus, que é paciente e misericordioso, o perdão para nossos pecados.
Do mesmo modo, que ninguém ache que não pecou. Bem verdade que, nalguns, a consciência reta pode concluir não haver cometido pecado, porém, muito interessante é o fato de que os grandes santos da história sempre se acharam grandes pecadores. Eis o fundamento da santidade, o reconhecimento da própria pequenez e da grandeza de Deus.
No Brasil, por feliz inspiração da Arquidiocese de Natal/RN, celebra-se a Campanha da Fraternidade, este ano, trazendo à baila a problemática da saúde pública brasileira, ambiente propício para a transformação, tendo em vista a triste realidade que assola muitos de nossos irmãos, à espera da morte (não da vida) nas intermináveis filas dos hospitais.
Façamos bons propósitos para este tempo, tão cheio de riqueza espiritual, e, ao seu fim, celebremos com muita alegria a Páscoa de Cristo e a nossa Páscoa.

Renato Moreira de Abrantes

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Papa realiza Consistório em Roma



Nos dias 18 e 19 de fevereiro, acontece no Vaticano, o Consistório Ordinário Público convocado pelo papa Bento 16, para a criação de vinte e dois cardeais para a Igreja, dentre estes, o brasileiro dom João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília e Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada. A assembleia de cardeais, também será consultada sobre a canonização de sete beatos.
No sábado (18), às 10:30h, na Basílica de São Pedro, Bento 16 presidirá o Consistório Ordinário Público para a criação de vinte e dois novos cardeais, sob um novo rito, modificado e aprovado pelo sumo pontífice em 10 de janeiro de 2012.
A partir das modificações, foram unificados em uma única celebração, os três ritos compreendidos no Consistório: imposição do barrete, entrega do anel cardinalício e a entrega do título ou da diaconia, ou seja, igreja da diocese de Roma, cujo nome estará ligado ao novo cardeal. As orações de coleta e a oração conclusiva também mudarão. Além disso, a proclamação da Palavra será mais breve.
Já na conclusão do Consistório, o papa realizará uma consulta aos purpurados sobre a canonização dos Beatos: Giacomo Berthieu, sacerdote professo da Companhia de Jesus, mártir; Pedro Calungsod, leigo catequista, mártir; Giovanni Battista Piamarta, sacerdote, fundador das Congregações Sagrada Família de Nazaré e Humildes Servas do Senhor; Maria do Monte Carmelo, fundadora da Congregação das Irmãs Concepcionistas Missionárias da educação; Maria Anna Cope, religiosa professa da Congregação das Irmãs da Ordem Terceira de São Francisco de Syracuse (Nova York), Caterina Tekakwitha, leiga; Anna Schäffer, leiga.
No mesmo dia, às 16:30h, os novos cardeais receberão as pessoas que desejam fazer visitas de cortesia.
Já no dia 19 (domingo), solenidade da Cátedra de São Pedro Apóstolo, às 9:30h, na Basílica Vaticana, o Santo Padre presidirá a celebração eucarística com os novos cardeais.
A Rádio Vaticano transmitirá as cerimônias ao vivo, (sábado, a partir das 7h20; domingo, a partir das 5h20 de Brasília), com comentários em português. 

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Padre Geral do Instituto Jesus Missionário dos Pobres

           
            No dia 1º de janeiro, assumiu a coordenação do IJMP como Padre Geral Delegado o Reverendíssimo padre Francisco Cleides de Oliveira, religioso do IJMP de votos perpétuos, natural cidade de Uiraúna – PB.
           Pe Francisco Cleides até então era Pároco da Paróquia São Pedro na cidade de Parambu, Diocese de Crateús – Ceará.
           Com sua escolha para Padre Geral, reside hoje na casa de formação de Quixadá-Ceará . Nosso reverendíssimo padre fundador delegou ao Pe Francisco Cleides todas as funções de Padre Geral conforme descreve as Constituições do IJMP.
           "O Padre Geral, por sua função, é sinal e promotor da unidade do IJMP e o principal responsável pelo espírito e vitalidade da nossa família missionária, que ele, ajudado pela graça divina, fomentará, dinamizará e manterá na comunhão interna, com a Igreja e com o Senhor". (Constituições do IJMP art. 368)
           Unidos em oração ao Pai das Misericórdias, desejamos um bom e profícuo trabalho na direção do IJMP, que a Santíssima Virgem Maria nossa Mãe proteja a sua nova missão.

Acolhida do Diácono Erasmo como associado

O IJMP aceita como seus associados, sem votos ou vínculos públicos, aqueles católicos de maior idade, homens ou mulheres, casados ou não, que, aspirando à perfeição evangélica e à realização da vocação missionária, desejam viver e promover a espiritualidade, o carisma fundacional e os objetivos operacionais do IJMP. (Const. Art. 19)


            No dia 28 de janeiro, na Santa missa de encerramento do retiro, presidida Pe. Sávio, o Padre Geral acolheu como associado do IJMP o Diácono Erasmo que na ocasião recebeu das mãos do Padre Fundador a Cruz do IJMP, como sinal da sua acolhida em nossa família missionária. Atualmente o Diácono reside em nossa casa geral, prestando sua ajuda na formação.
            Que Jesus, o Missionário do Pai, seja sua força e fortaleza na caminhada missionária junto ao IJMP e que a Beatíssima Virgem Maria o abençoe hoje e sempre.

Imagens da Celebração:






sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Papa nomeia novo núncio apostólico para o Brasil



A Nunciatura Apostólica acaba de informar que o Papa Bento XVI escolheu o novo Núncio Apostólico para o Brasil, sucedendo a Dom Lorenzo Baldisseri. Trata-se do atual núncio da Tailândia e Camboja e Delegado Apostólico em Myanmar e Laos, Dom Giovanni D’Aniello.
Dom Giovanni tem 57 anos, nasceu em Aversa (Itália), foi ordenado sacerdote em dezembro de 1978. É doutor em Direito Canônico. Ingressou no Serviço Diplomático da Santa Sé em 1983, tendo desempenhado a sua atividade junto às Representações Pontifícias do Burundi, Tailândia, Líbano, Brasil e Seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado, no Vaticano. Foi nomeado Núncio Apostólico na República Democrática do Congo, em 2001, e em 2010, foi transferido para a Tailândia e Camboja.
Dom Lorenzo Baldisseri, que foi nomeado secretário para a Congregação para os Bispos, no Vaticano, escreveu uma nota em que agradece ao povo brasileiro, e em especial, aos bispos do Brasil por sua acolhida.
“Ao concluir minha missão de Núncio Apostólico no Brasil, confio a estas linhas as expressões dos meus sentimentos de gratidão a todo o episcopado, ao clero e aos fiéis que me acompanharam durante estes nove anos aqui transcorridos, e por me terem facilitado o cumprimento do meu mandato”, disse Dom Lorenzo.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

LOGOMARCA OFICIAL JMJ RIO2013: UM CORAÇÃO QUE BATE POR VOCÊ


Nos últimos dias, milhões de jovens do mundo inteiro viveram a expectativa de conhecer o símbolo da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013.
A contagem regressiva chegou ao fim nessa terça-feira, 7 de fevereiro, com a divulgação da logomarca oficial do evento. O lançamento aconteceu no auditório do Edifício João Paulo II (Glória).
Além do presidente, o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, e dos vice-presidentes do Comitê Organizador Local (COL), Dom Paulo Cezar Costa e Dom Antonio Dias Duarte, estavam os responsáveis pelos setores que compõem o Comitê. 
Entre as autoridades compareceram o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e arcebispo de Aparecida, Cardeal Dom Raymundo Damasceno e o atual Secretário da Congregação para os Bispos, em Roma, Dom Lorenzo Baldisseri. Participaram também quase cem bispos que estão no reunidos no Centro de Estudos do Sumaré para o 21º Curso para Bispos, promovido pela Arquidiocese do Rio.
Na ocasião, Dom Orani anunciou o vencedor do concurso da logomarca, Gustavo Huguenin, 25, natural da cidade de Cantagalo, região Serrana do Rio. O lançamento contou ainda com apresentações artísticas de Olívia Ferreira, Eliana Ribeiro e do Projeto Música no Museu. 
“Quero aqui expressar minha eterna gratidão a Deus pela realização deste sonho, um dia impensável e agora tão real. Sou extremamente feliz por ser um jovem que pode proclamar para todo o mundo a alegria de fazer parte da Santa Igreja Católica”, declarou Gustavo Huguenin.
No momento da apresentação da logo, o Cristo Redentor foi iluminado com as cores verde e amarelo, em referência ao país sede da próxima JMJ.


O arcebispo do Rio lembrou que a Jornada vai muito além do Rio de Janeiro ou do Brasil. “Os jovens vão levar daqui valores novos para o mundo. Alegra-me ver que podemos fazer desse trabalho local, um serviço de amor para o mundo. Estaremos influenciando o presente e o futuro”, completou Dom Orani.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse a cidade vai se mobilizar para realizar a maior JMJ da história. “Será um encontro de amor, de paz, fé e valores cristãos”, afirmou Paes.
Para o governador do Rio de Janeiro, esse é um momento de virada do Rio. “Depois que o Cristo se tornou uma das sete maravilhas do mundo, o Rio passou a ser mais ousado. E é esse evento que vai consolidar essa cidade pacificada. Vai ser o evento dos eventos e vamos fazer de tudo para ser a JMJ mais extraordinária de todas”, afirmou Cabral.
O arcebispo do Rio ressaltou que a logomarca traz as florestas, o mar, o Pão de Açúcar e todas as maravilhas do Rio. “Todos nós estamos como essa marca. Aqui, há um coração batendo forte e dizendo: venham ter essa experiência com Deus”, assegurou.


quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

02 de fevereiro: Festa da Apresentação do Senhor


 A Igreja celebra hoje, 2 de fevereiro, a Festa da Apresentação de Jesus no Templo e, por inspiração desta celebração, também o Dia Mundial da Vida Consagrada, proclamado pelo Papa João Paulo II.
A liturgia celebra a experiência de Maria, que, em obediência à lei, foi ao Templo passados quarenta dias do nascimento de Jesus, para apresentá-lo ao Pai e cumprir o rito da própria purificação.
A festa da Apresentação de Jesus no Templo é o momento em que “se manifesta a consagração de Jesus a Deus Pai”. 

Queremos parabenizar todos os consagrados do Instituto Jesus Missionário dos Pobres, bem como a todos aqueles religiosos que vivem em terra de missão levando o evangelho de Cristo a tantos irmãos, por esse dia a eles dedicado. Que Cristo Jesus, nosso sumo bem, seja sempre vossa alegria e vossa razão de viver.

FELIZ DIA DO CONSAGRADO!!!

Dom João Braz de Aviz fala aos religiosos no dia dedicado a eles


Hoje, 02, na festa litúrgica da apresentação do Senhor, a Igreja celebra o dia da vida consagrada. O arcebispo brasileiro Dom João Braz de Aviz, atual prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica falou à Rádio Vaticana sobre essa importante vocação. Estima-se que no mundo existam cerca de 1 milhão e 300 mil religiosos que fazem parte das mais de 2 mil congregações e ordens religiosas espalhadas pelo planeta
“O mundo de hoje tem as suas dificuldades, mas é um mundo que está redescobrindo a beleza da própria vocação. A Igreja sempre terá necessidade dos consagrados”, afirmou
O arcebispo que será criado cardeal por Bento XVI no próximo dia 18 de fevereiro, fala da sua expectativa para a viagem que fará à Africa, onde celebrará a Jornada Mundial da Vida Consagrada no Continente.
“Vou com a alegria de acompanhar o crescimento do mundo da vida consagrada na África. Os religiosos procuram um caminho, querem fundamentar melhor a estrada deles, bem como a vocação e a consagração que abraçaram. O tema que escolheram está também ligado à Nova Evangelização “Paixão de Cristo, paixão pela África: testemunhas da verdade”, enfatizou.