quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Papa dedica intenção missionária de dezembro para crianças e jovens


O Papa Bento XVI anunciou na última terça-feira, 29, suas intenções para o mês de dezembro. As intenções especiais do pontífice, como se sabe, são duas: uma geral e uma missionária.
Na sua intenção geral, o Santo Padre pede para que os fiéis católicos rezem "para que todos os povos da Terra, através a consciência e do respeito recíprocos, cresçam na concordância e na paz"
Já a intenção missionária de Bento XVI é dedicada às crianças e aos jovens de todo o mundo para que "sejam mensageiros do Evangelho e para que a sua dignidade seja sempre respeitada e preservada de cada violência e abuso".
As intenções do Papa são conduzidas pelo Apostolado da Oração, uma associação encarregada de difundir estas intenções a todo o mundo. Hoje são mais de 50 milhões de pessoas espalhadas pelo mundo que diariamente rezam pelas intenções do Santo Padre.

Coroa do Advento



A guirlanda ou coroa do Advento é uma coroa, portanto redonda, confeccionada com ramos verdes, entrelaçados por fitas vermelhas, com quatro velas, cada qual de uma cor, podendo também serem todas de cor igual, talvez da cor da cera natural de abelhas.
A guirlanda é usada nas quatro semanas do Advento, ou seja, nas quatro semanas que antecedem o Natal, tempo de preparação e espera de Jesus.
A coroa do Advento tem por finalidade nos lembrar a cada momento que o Natal está chegando, e que devemos nos preparar para a vinda de Jesus Cristo. As quatro velas são sucessivamente acesas, em cada domingo. Isto é, no 1º domingo acende-se a 1ª vela. No segundo domingo acende-se a 1ª e a 2ª. No 3º domingo, a lª, a 2ª e a 3ª velas. E no último, as quatro velas. Desta maneira, após quatro semanas, as quatro velas estarão acesas como sinal de que Jesus está para chegar, e o Natal vem trazer a grande luz que é o próprio filho de Deus, Jesus Cristo.

A coroa deve ser de cor verde, ou seja, os ramos que a formam devem ser verdes, e se possível, naturais. O verde recorda nossa esperança de encontrar Jesus no Natal. Simboliza, ainda, nossa grande esperança cristã de chegar um dia no Céu, junto de Deus, dos Anjos e Santos.

A guirlanda é entrelaçada por fitas vermelhas. Elas simbolizam o amor de Deus que nos envolve todos os dias de nossa vida. Simbolizam, ainda, o amor do Pai celeste que nos enviou seu Filho, Jesus, para ser o nosso salvador, como também, a nossa resposta de amor ao Pai e a Jesus, a quem desejamos receber no Natal.


A guirlanda é sempre colocada ao lado do altar, nas igrejas e capelas. Mas pode ser colocada nas casas, num lugar bem visível, para lembrar a todos a chegada de Jesus no Natal. Encontramos também pequenas coroas afixadas na porta de entrada das casas ou apartamentos. Neste caso, não têm as velas.


Padre Alirio Pedrini, SCJ

domingo, 27 de novembro de 2011





Advento: Vem Senhor Jesus


O ano litúrgico começa com o Advento. É um tempo de espera. Poderia ser definido: uma longa preparação ao santo natal. A Igreja estabelece quatro semanas de preparação à comemoração do nascimento do filho de Deus. O tempo de advento nos lembra as três vindas de Nosso senhor Jesus Cristo: a vida ao mundo por meio da Encarnação; a vida escatológica para o juízo universal; e a vinda espiritual em cada pessoa. Devemos dar grande importância à preparação desta vindas de Jesus Cristo em nós. Vivamos do espírito do advento, façamos nossas as invocações dos profetas, que a Igreja nos recorda na sagrada liturgia, e repitamo-las frequentemente durante todos o dia, à maneira de Jaculatória: Oh! Se rasgásseis o céu e descêsseis! (Is 63, 19).
A liturgia deste tempo nos faz lembrar muitas outras aspirações: “Empenhai, Senhor, o vosso poder e vinde. [...] Defendei-nos dos perigos que nos ameaçam por causa dos nossos pecados e salvei-nos!” Nosso coração, entretanto, está preparado para receber o Senhor? Eis algumas outras aspirações: “Despertai, ó Senhor, os nossos e preparai neles o caminho para vosso Filho Unigênito, a fim de que, pela graça de sua vinda, possamos servir-vos com mente pura. [...] Ó Senhor, prestai ouvidos à nossa oração. Com a graça da vossa visita iluminai as trevas da nossa mente, para que possamos compreender retamente o mistério que se realiza”. Pois bem, procuremos viver o espírito da Igreja. O advento é tempo de renovação: aplainemos os montes e aterremos os vales, evitemos os pecados e pratiquemos as virtudes. Preparemo-nos, exercitando o nosso coração ao amor, a fim de que o Senhor o encha de graças. Jesus não virá, se não for desejado. Ele quer que o desejemos. Ele virá a nós com maiores graças, de acordo com a nossa preparação e desejo que temos de recebê-lo. Como o senhor é bom! Ele acolhe nossa suplica e vem ao nosso encontro.

Beato José  Allamano 

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA MISSIONÁRIA PARTILHAM VIDA E ALEGRIA


Como acontecem todos os anos as Crianças e Adolescentes da Paróquia São Miguel Arcanjo em Cuamba – Moçambique, participaram de um dia de encontro onde rezaram, estudaram, partilharam vida e alegria.
O Encontro aconteceu na Escola Secundária Padre Eugênio Menegon (Escola da Diocese de Lichinga). Estiveram presentes 250 crianças, adolescentes e assessores da Infância e Adolescência Missionária. O mesmo teve inicio com a Celebração da Palavra, seguida do estudo sobre a vida de São Francisco Xavier e Santa Terezinha do Menino Jesus. Às doze horas aconteceu a partilha do almoço, uma verdadeira multiplicação da comida, onde todos comeram bem e ficaram saciados.
Após uma pausa para descanso, deu-se inicio as atividades recreativas compostas por: brincadeiras, danças, teatro e futsal até as dezesseis horas, onde retornamos as nossas casas. Recebemos a visita do padre Salgueiro que nos abrilhantou com seu modo de ser e partilhou conosco o carinho e a alegria.
Após uma pausa para descanso, deu-se inicio as atividades recreativas compostas 
por: brincadeiras, danças, teatro e futsal até as dezesseis horas, onde retornamos as 
nossas casas. Recebemos a visita do padre Salgueiro que nos abrilhantou com seu modo de ser e partilhou conosco o carinho e a alegria.




Algumas Imagens:











Igreja vai priorizar a formação missionária dos futuros sacerdotes


“Aprofundar a formação pastoral missionária dos futuros presbíteros”. Este foi o objetivo da reunião dos bispos presidentes das Comissões Episcopais Pastorais para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, dom Sérgio Arthur Braschi; dos Ministérios Ordenados e Vida Consagrada, dom Pedro Brito; da Comissão para a Amazônia, cujo presidente é o cardeal arcebispo emérito de São Paulo (SP), dom Cláudio Hummes, mas que teve a participação do membro da Comissão, dom Moacyr Grechi e da direção das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e do Centro Cultural Missionário (CCM).
Realizada nos dias 10 e 11, no CCM em Brasília, o encontro surgiu como ideia e proposta durante uma reunião realizada na 49ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Aparecida (SP) no último mês de maio. Lá, 20 bispos definiram que seria válido realizar um encontro para discutir partilhas de experiências missionárias que acontecem em várias regiões do Brasil, como forma de estágios, com objetivo de aprofundar a formação dos futuros padres na realidade do Brasil e com enfoque na Amazônia.
Foi da reunião em Aparecida que as três Comissões: Ação Missionária, Ministérios Ordenados e Vida Consagrada e para a Amazônia começaram a articular o encontro. Durante o 1º Encontro para aprofundar a formação pastoral missionária dos seminaristas foi aprovado um plano de apoio aos estágios missionários no Brasil que deverá ser um dos destaques do Plano Quadrienal das três Comissões, das POM e do CCM. “Vamos apoiar e estar mais presentes nas iniciativas, experiências e estágios missionários que existem em nosso país”, garantiu o presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados, dom Pedro Brito.
Para o arcebispo, aprofundar e cultivar a dimensão missionária a partir da formação missionária do futuro sacerdote é indispensável porque desde cedo ele deve despertar para a importância dessa dimensão da Igreja. “Cultivar a dimensão missionária na formação do presbítero é importante porque o sacerdote é um missionário por excelência. Não se torna sacerdote sem uma consciência missionária”, frisou dom Pedro.
As três Comissões da CNBB juntamente com as Pontifícias Obras Missionárias e o Centro Cultural Missionário têm um grande trabalho pela frente, a partir de agora. Isso porque será feito um levantamento de todos os estágios pastorais que existem no Brasil. Dom Pedro Brito explicou como será o apoio das Comissões e da Igreja para esses estágios missionários que têm o objetivo de colocar em evidência a disposição e compromisso da Igreja para a dimensão missionária. “Aprovamos o projeto e vamos colocar no plano quadrienal o apoio às iniciativas, às experiências e aos estágios missionários que existem. Apoiar significa estar presente, divulgar, incentivar, rezar”, disse ainda dom Pedro.
O ex-presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagra e bispo de Santarém (PA), dom Esmeraldo Barreto de Farias, explicou em três pontos como se dará o apoio: “Faremos o levantamento dos estágios existentes; segundo, incentivaremos as dioceses que ainda não têmprograma de estágio para fazerem seguindo as Diretrizes da Formação Presbiteral e, por último, ajudaremos na reflexão, aprofundamento e sistematização dessas experiências que devem somar na vida do futuro presbítero”, disse o bispo que mantém um estágio missionário em sua diocese cuja programação acontece uma vez a cada ano, nos meses de dezembro e janeiro e reúne seminaristas de várias dioceses do país.
“Nós estamos com o DAp redescobrindo a importância dessa atitude do coração (missionária) que deve ser de todo cristão  e muito mais do sacerdote”, afirmou o presidente da Comissão para a Ação Missionária, dom Sérgio Braschi que defende que os padres “não sejam formados para sua pequena realidade local, mas tenham sempre um coração aberto para a missão”.
Para o membro da Comissão para a Amazônia, dom Moacyr Grechi, o que foi tratado na reunião “é um começo promissor que entra no aspecto da missão continental, como tema e como preocupação da Igreja no Brasil”.

Imagens da semana Missiológica de Cajazeiras -PB







domingo, 20 de novembro de 2011

21 de novembro:Arquidiocese de Natal celebra sua padroeira





Queremos nos unir a Arquidiocese de Natal, que celebra hoje a sua padroeira, Nossa Senhora da Apresentação. Nosso Instituto teve sua primeira casa de formação na arquidiocese de Natal, no bairro Santos Reis.
Conta a tradição que na manhã de 21 de novembro de 1753, pescadores encontraram na margem do Rio Potengi,  um caixote que estava encalhado numa pedra. Quando abriram-no encontraram uma imagem da mãe de Jesus com um menino no colo. A referida imagem tinha uma mão estendida, aparentando sustentar alguma coisa. Logo deduziram que fosse um rosário. 

21 de novembro: Apresentação de Nossa Senhora



A memória que a Igreja celebra hoje não encontra fundamentos explícitos nos Evangelhos Canônicos, mas algumas pistas no chamado proto-evangelho de Tiago, livro de Tiago, ou ainda, História do nascimento de Maria. A validade do acontecimento que lembramos possui real alicerce na Tradição que a liga à Dedicação da Igreja de Santa Maria Nova, construída em 543, perto do templo de Jerusalém.

Os manuscritos não canônicos, contam que Joaquim e Ana, por muito tempo não tinham filhos, até que nasceu Maria, cuja infância se dedicou totalmente, e livremente a Deus, impelida pelo Espírito Santo desde sua concepção imaculada. Tanto no Oriente, quanto no Ocidente observamos esta celebração mariana nascendo do meio do povo e com muita sabedoria sendo acolhida pela Liturgia Católica, por isso esta festa aparece no Missal Romano a partir de 1505, onde busca exaltar a Jesus através daquela muito bem soube isto fazer com a vida, como partilha Santo Agostinho, em um dos seus Sermões:

"Acaso não fez a vontade do Pai a Virgem Maria, que creu pela fé, pela fé concebeu, foi escolhida dentre os homens para que dela nos nascesse a salvação; criada por Cristo antes que Cristo nela fosse criado? Fez Maria totalmente a vontade do Pai e por isto mais valeu para ela ser discípula de Cristo do que mãe de Cristo; maior felicidade gozou em ser discípula do que mãe de Cristo. E assim Maria era feliz porque já antes de dar à luz o Mestre, trazia-o na mente". 

Foi no dia 21 de novembro de 1964 que o Papa Paulo VI, na clausura da 3ª Sessão do Concílio Vaticano II, consagrou o mundo ao Coração de Maria e declarou Nossa Senhora Mãe da Igreja.


Nossa Senhora da Apresentação, rogai por nós!

Bento XVI: O cristão é um construtor incansável de paz e solidariedade



África, tenha coragem! O Estádio da Amizade de Cotonou foi o palco, na manhã deste domingo, da Santa Missa presidida pelo Papa Bento XVI, no seu último dia de visita ao Benin. O estádio estava com sua capacidade máxima esgotada, 30 mil pessoas.

Concelebraram com o Santo Padre mais de 200 bispos de todo o continente e milhares de sacerdotes do Benin.

As cores vivas que ornavam o altar e a energia que emanava dos cânticos litúrgicos refletiam o entusiasmo dos fiéis presentes. Bento XVI não ficou indiferente e logo no início da sua homilia expressou sua grande alegria por visitar, pela segunda vez, "o querido continente africano", seguindo os passos do seu predecessor, o Beato João Paulo II.

Comentando o Evangelho deste domingo, Solenidade de Cristo-Rei, o Papa recordou que Jesus quis assumir o rosto daqueles que têm fome e sede, dos estrangeiros, dos que estão nus, doentes ou presos… enfim, de todas as pessoas que sofrem ou são marginalizadas. 

"E, por conseguinte, o comportamento que tivermos com eles será considerado o modo como nos comportamos com o próprio Jesus. Ele que não tinha onde repousar a cabeça, seria condenado a morrer numa cruz. Este é o Rei que celebramos!"

Isto pode nos parecer desconcertante, afirmou o Papa. Pois ainda hoje, como há 2000 anos, estamos habituados a ver os sinais da realeza no sucesso, na força, no dinheiro ou no poder. Temos dificuldade em aceitar um rei cujo trono é uma cruz. Para Jesus, reinar é servir. E aquilo que nos pede é segui-Lo por este caminho: servir, estar atento ao clamor do pobre, do fraco, do marginalizado. 

"Daqui queria fazer chegar uma palavra amiga a todas as pessoas que sofrem, aos doentes, a quantos estão infectados pela Aids ou por outras doenças, a todos os esquecidos da sociedade: Tenham coragem! O Papa pensa em vocês e os recorda na oração. 

A seguir, recordou os 150 anos de evangelização do Benin, dando graças a Deus pela obra realizada pelos missionários, pelos "obreiros apostólicos" originários da nação ou vindos de outros lugares. E como fez em outros momentos da visita, recordou mais uma vez o Cardeal Bernardin Gantin, exemplo de fé e de sabedoria para o Benin e para todo o continente africano.



sábado, 19 de novembro de 2011

Solenidade de Cristo Rei




Neste domingo, 20 de novembro, celebramos a Solenidade de Cristo Rei, que foi instituída pelo Papa Pio XI, no ano de 1925. É o XXXIV Domingo do Tempo Comum, em que se dá o encerramento do ano litúrgico, já apontando para o I Domingo do Advento, que nos prepara para o Natal e marca o início de um tempo novo para a Igreja.
Celebrar esta Solenidade de Cristo Rei é reconhecer a realeza de Jesus, realeza esta que não condiz com o reinado deste mundo: Cristo é um Rei que supera todas as expectativas humanas e desconcerta nossa lógica.
Celebrar esta Solenidade é olhar para o fim da história, em que Cristo se nos apresenta como o glorioso e triunfante Rei e como o justo juiz, imagens presentes nos textos bíblicos.
Contudo, contemplando a realeza de Cristo, não podemos esquecer que o Rei do universo nasceu pobre e humilde e toda sua vida se passou ocultamente, no silêncio de Nazaré. O seu fim, a Cruz, aparentemente foi uma derrota, uma tragédia, pois, depois de ultrajes e blasfêmias, pregaram-no ao lado de dois ladrões.
E, assim, o Cristo estendeu o seu reinado por toda a terra, e ainda hoje o mundo todo proclama sua glória e sua majestade. Cristo nos dá o exemplo da humildade que, de rico, se fez pobre, sendo Filho de Deus, quis se fazer um de nós, vindo ao nosso encontro.   
Com toda a Igreja espalhada pelo mundo, proclamemos e adoremos a Majestade Divina de Cristo, a quem são devidas toda honra, toda glória e toda a adoração. Os anjos, os santos e todos os homens em uma só voz cantam a glória ao Cordeiro Imaculado e, com os mártires do México, que no meio das torturas bradavam, ergamos o nosso brado: "VIVA CRISTO REI". 

Ir. Wagner Melo, mp

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Benin se mobiliza para receber Bento XVI


O porta-voz da Santa Sé e diretor da sala de imprensa vaticana, padre Federico Lombardi, falou aos jornalistas as principais etapas da viagem de Bento XVI que começa nesta sexta-feira 18 de novembro.
 
O Escritório de Rádio e Televisão de Benin (ORTB) foi mobilizado para a viagem de Bento XVI, que será transmitida ao vivo, declarou por outro lado à Rádio Vaticano Julien Paki, diretor de programas da ORTB.

Este país, que celebra o 150 º aniversário da evangelização e quarenta das relações diplomáticas com a Santa Sé, será o terceiro país Africano a receber o papa, depois de Camarões e Angola em Março de 2009. Essa viagem vai ser a de número 22 de Bento XVI que tem 84 anos e celebrou em abril seis anos de seu pontificado.

Esta visita de três dias, do 18 ao 20 de novembro, será para o papa a ocasião para entregar aos representantes de trinta e cinco conferências episcopais africanas nacionais e às sete conferências regionais, a exortação apostólica pós-sinodal sobre a África, Africae munus, durante a missa que presidirá no Estádio da Amizade em Cotonou, no dia 20 de Novembro.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

9 de novembro: Festa da Dedicação da Basílica do Latrão

Celebramos hoje a festa da dedicação da Basílica do Latrão. Desde século XII é celebrado o aniversario desta basílica, que foi construída pelo Imperador Constantino. A festa da dedicação era restrita somente a cidade de Roma, mais tarde estendeu-se à Igreja de Rito Romano que é reconhecida como Mãe e Cabeça de todas as Igrejas. A Basílica do Latrão é também reconhecida como sinal de amor e unidade para a cátedra de Pedro.       

domingo, 6 de novembro de 2011

Solenidade de todos os santos


“Precisamos de santo sem véu ou batina. De santos de calça jeans e tênis. De santos que vão ao cinema, ouvem músicas e passeiam com os amigos... abertos, normais, alegres, companheiros, de santos que saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos”. (Beato João Paulo II)

Solenidade de todos os santos



Celebrar a festa de todos os santos não é fixar o nosso olhar sobre aqueles homens e mulheres que, ao longo da historia, foram canonizados pela Igreja e apresentados ao povo para serem imitados. Há santos que, ao longo de sua vida, souberam viver com intensidade a palavra de Deus e deram testemunho dela com seu sangue - fisicamente, aceitando o martírio, ou com seu sangue no sentido figurado, enfrentado todas as dificuldades da vida. Afinal, todos somos chamados pelo batismo a sermos mártires de verdade, testemunhas qualificadas de Cristo Jesus.
A santidade não é luxo, é exigência. Mas o que entendemos quando dizemos que devemos ser santos? Viver com coerência, com fidelidade, com empenho o evangelho, dando testemunho de Jesus.
Bento XVI, não faz muito tempo, dizia que há tantos santos anônimos desconhecidos; são os cristãos que estão n céu e que nunca serão canonizados e conhecidos por nós, mas que são conhecidos por Deus e que intercedem por nós.

CELEBREMOS COM FÉ A SOLENIDADE DE TODOS OS SANTO.  

Frei Patrício Sciardini, ocd

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Nota de falecimento



Faleceu nesta manhã na cidade de João Pessoa-PB a Sra Ana Sittour  Queiroga, irmã do nosso fundador Pe. Gervásio Fernandes de Queiroga. Nós, membros da SOMEP, nos solidarizamos com a dor da famíla. Nossa comunidade estar unida em oração pelo descanso eterno da nossa Irmã Sittuor.


Descanso eterno daí-lhe Senhor, que brilhe para ela sua luz! 

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Dia de Finados



2 de novembro, dia dos fiéis defuntos. Para a Igreja católica não trata-se de um feriado qualquer, mas de uma oportunidade de rezarmos  pelos entes queridos que buscam a plenitude da vida diante da face de Deus. Desde os primeiros séculos, os cristãos já visitavam os túmulos dos mártires para rezar por eles e por todos aqueles que um dia fizeram parte da comunidade primitiva. No século XIII, o dia dos fiéis defuntos passou a ser celebrado em 2 de novembro, já que no dia 1 de novembro era comemorada a solenidade de todos os santos.