sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Celebrando nossos Mestres da vida espiritual

“São Francisco de Assis, Santa Teresinha do Menino Jesus e são Vicente de Paulo sejam venerados e imitados como nossos padroeiros muito amados, pelos exemplos de suas vidas radicalmente evangélicas e totalmente consagrados a missão” (Art. 90).


Neste dias celebramos com muita alegria a festa dos nossos santos padroeiros, São Vicente de Paulo, Santa Teresinha e São Francisco de Assis, que são chamados pelas nossas constituições de “mestres da nossa vida espiritual”, pois, “com seus exemplos e ensinamentos, nos abrem diferentes caminhos de autêntica espiritualidade evangélica e missionária” (Art. 73).
Cada um dos nossos padroeiros tem seu carisma e sua espiritualidade própria, e nós como missionários bebemos destas fontes que souberam de maneiras diversas seguir fielmente Jesus Cristo, nosso único bem nesta vida e “cantam no céu o perfeito louvor a Deus e intercedem por nós” (Art.89).
São Vicente (dia 27 de setembro) chamado o Gigante da Caridade, homem que empenhou suas forças no cuidado dos pobres e abandonados.
Santa Teresinha (dia 01 de outubro), viveu todo seu tempo de religiosa reclusa em um mosteiro da ordem carmelita, mas sempre cultivou seu grande amor pela missão, por meio da oração e do  sacrifício.





São Francisco (dia 04 de outubro), o homem que revolucionou a Igreja com seu exemplo de humildade e de pobreza.
São eles que nos indicam o caminho, a via certa para chegarmos a Jesus, nossa meta.
Nos unimos a cada consagrado, aspirante, postulantes e amigos do nosso Instituto, espalhados em nossas casa de formação e casas de missão, nestes dias de festa, celebrando com alegria a vida e o exemplo deste nossos Mestres da vida espiritual. 

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Dia de São Vicente de Paula


Quem é Vicente de Paulo?

Vicente nasceu em 1581, em Pouy, sul da França, numa família de pobres camponeses. Na infância foi pastor de ovelhas e porcos.

A pedido do pai foi estudar na cidade de Dax... Aos 19 anos é ordenado sacerdote, sonhando chegar a ocupar uma posição social vantajosa. Mas os planos de Deus não eram os de Vicente.

Alguns anos mais tarde é capelão da rainha Margarida.

Aos poucos Vicente começa a descobrir o caminho dos pobres e esquece de seus planos de ser rico e importante. Inicia o caminho da conversão.

Após doze anos de padre, pela primeira vez entra em contato com a pastoral, como pároco. Uma vez compreendendo os planos de Deus e em resposta às necessidades dos pobres de seu tempo, Vicente empreende várias fundações:
     Confrarias da Caridade - 08 de dezembro de 1617  Congregação da Missão - 25 de janeiro de 1625  Filhas da Caridade - 29 de novembro de 1633  Formação do clero, Seminários...
O padre Vicente de Paulo faleceu em 27 de setembro de 1660 com fama de santidade.
Foi canonizado em 1737 e declarado, pelo Papa, como patrono de todas as Obras de Caridade, em 1883.

sábado, 24 de setembro de 2011

Imagens de Bento XVI na Alemanha











Itinerário do Santo Padre na Alemanha nesta Sábado



Após a Santa Missa, na cidade de Erfurt, neste sábado, 24, o Papa Bento XVI se dirigiu ao sudoeste da Alemanha, para a cidade de Friburgo, onde deve participar de diversos compromissos até o domingo.
Logo após sua chegada, o Santo Padre visitou a Catedral de Friburgo, dedicada a Nossa Senhora. A Igreja, em estilo gótico, foi construída em 350 anos, e conta com uma torre de 116 metros. É sede paroquial e desde 1821 sede do arcebispado. O atual Arcebispo, Dom Robert Zollitsch, é Presidente da Conferência Episcopal Alemã.
Em seguida, Bento XVI fez uma pequena saudação aos cidadãos presentes. Ele disse estar feliz por sua visita à cidade, agradeceu o cordial acolhimento e destacou o motivo de sua visita. "Como Sucessor do Apóstolo Pedro, a quem o Senhor deu o encargo de confirmar os irmãos, de boa vontade vim ter convosco também, para rezarmos juntos, proclamar a palavra de Deus e celebrar a Eucaristia".
O Santo Padre pediu orações para que a visita seja frutuosa, "para que Deus confirme a nossa fé, revigore a nossa esperança e aumente o nosso amor". "Oxalá nos tornemos de novo, nestes dias, cientes de quanto Deus nos ama e de como Ele é bom, para colocarmos, com plena confiança, nas suas mãos o nosso próprio ser e tudo o que faz mover o nosso coração e é importante para nós. N’Ele, o nosso futuro está assegurado. Ele dá sentido à nossa vida e pode levá-la à plenitude", concluiu.
 Em seguida, o Papa se dirigiu ao Seminário de Friburgo, onde participará de inúmeros compromissos. O primeiro será o encontro com o ex-chanceler Helmut Kohl, logo após, o Papa se encontrará com representantes das Igrejas Ortodoxas, depois terá um encontro com os seminaristas e, mais tarde, se encontrará com o Conselho do Comitê Central dos Católicos Alemães (ZDK).
Ainda neste sábado, Bento XVI participará de uma Vigília de Oração com os jovens na Feira de Friburgo.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Itinerário do Santo Padre na Alemanha nesta Sexta-feira





O primeiro compromisso do Papa é com cerca de 15 Representantes das Comunidades Muçulmanas presentes na Alemanha, aos quais o Santo Padre dirige um discurso. O encontro acontece na Nunciatura Apostólica de Berlim, às 9h (hora local - 4h no horário de Brasília), após o Pontífice celebrar a Missa privada e saudar os colaboradores da Nunciatura. Ao final, o Papa dirige-se ao Aeroporto de Berlin-Tegel, de onde parte em direção a Erfurt.

Bento XVI chega no Aeroporto de Erfurt às 10h45 (hora local - 5h45 no horário de Brasília), onde é acolhido pelo Bispo, Dom Joachim Wanke, e outras autoridades civis e religiosas. Logo depois, dirige-se à Catedral da cidade,dedicada à Santa Maria. Após a adoração ao Santíssimo Sacramento e veneração do Relicário de São Bonifacio, em uma sala contígua, saúda 15 professores de Teologia na Universidade de Erfurt e assina o Livro de Ouro da Turíngia e da cidade de Erfurt na presença do Presidente e do Prefeito. Então, presta homenagem diante do túmulo do Bispo Hugo Aufderbeck. Depois, entra novamente na Igreja e venera a antiga estátua de Nossa Senhora Sedes Sapientiae. Ao deixar a Catedral, dirige-se para o antigo Convento dos Agostinianos, onde Lutero iniciou seu caminho teológico.
Na Sala do Capítulo do Convento dos Agostinianos (Augustinerkloster) de Erfurt, às 11h45 (hora local - 6h45 no horário de Brasília), encontra-se com os representantes do Conselho Igreja Evangélica Alemã (Evangelische Kirche in Deutschland, EKD). É acolhido pelo Presidente da Igreja Evangélica Alemã, pastor Nikolaus Schneider, e pelo Presidente da Igreja Evangélica da Turíngia, Katrin Göring-Eckardt, juntamente com 15 representantes do Conselho da EKD. Após a saudação dos representantes evangélicos, Bento XVI pronuncia um discurso aos presentes.
Às 12h20 (hora local - 7h20 no horário de Brasília), no ex-Convento dos Agostinianos, o Santo Padre participa da Celebração Ecumênica com a Igreja Evangélica na Alemanha. A celebração inicia com um canto, a oração inicial e a recitação de um Salmo lido pelo Bispo evangélico, professor Friedrich Weber, na tradução alemã de Martinho Lutero. Após a saudação da presidente do Sínodo da EKD, Katrin Göring-Eckhardt, o Papa recita a Oração pela Unidade dos Cristãos e o presidente do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch, lê a oração sacerdotal de Jesus: "Que todos sejam um" (Jo 17, 1.20-23). O Papa pronuncia um discurso aos presentes.

Após a oração dos fiéis e a oração do Pai Nosso, o presidente do Conselho da EKD invoca a bênção aronítica e, logo depois, o Papa concede a bênção na forma trinitária. Concluída a Celebração Ecumênica, Bento XVI encaminha-se para o Seminário de Erfurt, onde, às 13h20 (hora local - 8h20 no horário de Brasília), almoça com os membros do Séquito papal.

Às 16h30 (hora local - 11h30 no horário de Brasília), Bento XVI deixa o Seminário de Erfurt e encaminha-se para o aeroporto da cidade, de onde dirige-se via helicóptero para a cidade de Etzelsbach. Na chegada, vai em direção ao Santuário de Etzelsbach, conhecido como Wallfahrtkapelle (Capela da peregrinação). Antes de presidir a celebração das Vésperas Marianas na esplanada em frente ao pequeno Santuário, o Papa andará de papamóvel em meio aos fiéis reunidos no campo da Wallfahrtkapelle. A celebração mariana inicia às 17h45 (hora local - 12h45 no horário de Brasília) e, após a saudação introdutória do Bispo de Erfurt, Dom Joachim Wanke, e da recitação das Vésperas,Bento XVI pronuncia um discurso.
Ao final da celebração das Vésperas marianas, após a Adoração Eucarística e a Bênção conclusiva, o Santo Padre venera a imagem milagrosa de Etzelsbach. Do heliporto da cidade, o Papa retorna para Erfurt, às 19h (hora local - 14h no horário de Brasília). Ao chegar, dirige-se para o Seminário, para o jantar em privado.

23 de setembro: São Pio Pietrelcina



Padre Pio nasceu em 25 de maio de 1887 na localidade de Pietrelcina, muito próxima à cidade de Benevento. Foi um dos sete filhos de Grazio Forgione e Maria Giuseppa De Nunzio.
Ainda criança era muito assíduo com as coisas de Deus, tendo uma inigualável admiração por Nossa Senhora e o seu Filho Jesus, que os via constantemente devido a tanta familiaridade. Ainda pequeno havia se tornado amigo do seu anjo da Guarda, a quem recorria muitas vezes para auxiliá-lo no seu trajeto nos caminhos do Evangelho. Conta a história que ele recomendava muitas vezes as pessoas a recorrerem ao seu anjo da guarda, estreitando assim a intimidade dos fiés para com aquele que viria a ser o primeiro sacerdote da história da igreja a receber os estigmas do Cristo do Calvário.
Com quinze anos de idade entrou no noviciado em Morcone adotando o nome de "frei Pio"; concluído o ano de noviciado, formulou os votos simples em 1904; em 1907 formulou a profissão dos votos solenes. Frequentou estudos clássicos e filosofia. Foi ordenado padre em 10 de agosto de 1910 no Duomo de Benevento.
Aos casos mais urgentes e complicados o frade de Pitrelcina dizia: "Estes só Nossa Senhora", tamanha era a sua confiança na sua maezinha do céu a quem ele tanto amava e queria obter suas virtudes.
Percebendo que a sua missão era de acolher em si o sofrimento do povo, recebe como confirmação do Cristo os sinais da Paixão em seu próprio corpo. Estava aí marcado em si mesmo a sua missão. Deus o queria para aliviar o sofrimento do seu povo. Entregando-se inteiramente ao Ministério da Confissão, buscava por este sacramento aliviar os sofrimentos atrozes do coração de seus fiés e libertá-los das garras do Demônio que era conhecido por ele como "barba azul". Torturado, tentado e testado muitas vezes por este, sabia muito da sua astúcia no seu afã em desviar os filhos de Deus do caminho da fé.
Percebendo que não somente deveria aliviar o sofrimento espiritual, recebeu de Deus a inspiração de Construir um grande hospital, o tão conhecido "Casa Alívio do Sofrimento", que viria a ser o referência em toda a Europa. Mesmo com o seu ministério sacerdotal vitimado por calúnias injustificáveis, não se arrefeceu o coração para com a Igreja por quem tinha grande apreço e admiração. Sabia muito bem distinguir de onde provinham as calúnias, sendo estas vindas por parte de alguns da Igreja, e não da Igreja mãe e mestra a quem ele tanto amava.
A pedido do Santo Padre, devido aos horrores provocados pela Segunda Guerra Mundial, cria os grupos de Oração, verdadeiras células catalizadoras do amor e da paz de Deus para serem dispenseiros de tais virtudes no mundo que sofria e angustiáva-se no vale tenebroso de lágrimas e sofrimentos.
Na ocasião do aniversário de 50 anos dos grupos de oração celebra-se uma Missa nesta intenção. Seria esta Missa o caminho do seu Calvário definitivo, onde entregaria a alma e o corpo ao seu grande apaixonado; a última vez que os seus filhos espirituais veriam o padre a quem tanto amavam. Era madrugada do dia 23 de setembro de 1968, no seu quarto conventual com o terço entre os dedos repetindo o nome de Jesus e Maria, descansa em paz aquele que tinha abraçado a cruz do Cristo, fazendo desta a ponte de ligação entre a terra e o céu. Morte suave de quem havia completado a missão, de quem agora retornaria ao seio do Pai em quem tanto confiou. Hoje são muitas as pessoas que se juntaram a fileira dos seus devotos e filhos espirituais em vários grupos de oração que se espalharam pelo mundo. É o próprio padre Pio que diz: "Ficarei na porta do Paraíso até o último dos meus filhos entrar".

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Imagens de Bento XVI na Santa Missa









Santa Missa no Estadio Olimpico de Berlim



O Papa Bento XVI chegou ao Estadio Olímpico de Berlim às 18h00 (horário local - 13h no horário de Brasília), onde foi recebido pelo prefeito da cidade, que lhe apresentou o livro de ouro para que o Pontífice registrasse sua presença.
"Permanecer em Cristo significa, como já vimos, permanecer na Igreja. A comunidade inteira dos crentes está firmemente unida em Cristo, a videira. Em Cristo, todos nós estamos conjuntamente unidos. Nesta comunidade, Ele sustenta-nos e, ao mesmo tempo, todos os membros se sustentam uns aos outros. Juntos resistem às tempestades e oferecem protecção uns aos outros. Não cremos sozinhos, mas cremos com toda a Igreja", disse durante a homilia.
A Missa foi o último compromisso do Santo Padre no dia. Falando mais uma vez sobre o sentido de ser Igreja, tema ao qual se referiu em entrevista aos jornalistas que o acompanharam no voo papal de Roma à Berlim, abordou os riscos de se enxergar a Igreja somente a partir do aspecto exterior."Se depois se vem juntar ainda a experiência dolorosa de que, na Igreja, há peixes bons e maus, trigo e joio, e se o olhar se fixa nas realidades negativas, então nunca mais se desvenda o grande e profundo mistério da Igreja", enfatizou.

Imagens de Bento XVI discursando no parlamento






Alemanha: Bento XVI discursa ao parlamento


Na tarde desta quinta-feira, 22, logo após a cerimônia de boas vindas realizada no Castelo de Bellevue, residência oficial do presidente Federal alemão e do encontro com a chanceler alemã, Angela Merkel, o Papa Bento XVI visitou o Reichstag, sede do parlamento alemão (Bundestag). Lá, discursando aos presentes, fez referências à dramática história do país, e falou, entre outras coisas, sobre a obrigação para com a justiça e com os direitos fundamentais irrenunciáveis da humanidade.

No início de seu discurso, Bento XVI - primeiro pontífice a visitar a sede do parlamento alemão - afirmou que "a política deve ser um compromisso em prol da justiça", para que, consiga criar "as condições de fundo para a paz". Segundo o Papa, o sucesso no campo político deve estar "subordinado ao critério da justiça, à vontade de atuar o direito e à inteligência do direito" porque o sucesso "pode tornar-se também um aliciamento, abrindo assim a estrada à falsificação do direito, à destruição da justiça", sentenciou.

FOTOS DA CHEGADA DO PAPA À ALEMANHA