terça-feira, 30 de agosto de 2011

Visita dos Colaboradores Missionários a fazenda de recuperação de dependentes químicos

No dia 27 de Agosto, o grupo dos Colaboradores Missionários visitou a Fazenda Pião, que é uma obra da Comunidade Católica Jesus, pérola preciosa. Na visita tivemos a oportunidade de conhecer as instalações do local e seus internos e como gesto concreto o grupo levou alimentos, material de higiene pessoal e domestica e roupas. No final da visita o Pe. Juciê Braga,MP, celebrou a santa missa no local.





Seguem-se as fotos:

Vocacional Mirim

No dia 28 de Agosto deste ano, aconteceu na casa Mãe do Instituto o II Encontro Vocacional para crianças. O Vocacional Mirim tem como objetivos a promoção vocacional no meio infantil, levando as crianças a começar a pensar em sua vocação.




Seguem as fotos do encontro:

domingo, 28 de agosto de 2011

Renovação dos Votos, Postulantado e Instituição de leitores

A Santa Missa do 22º domingo comum foi para nós, membros do Instituto Jesus Missionário dos Pobres, um momento de festa e de recordação. No início da Santa Missa os aspirantes, Carlos Deyvid e Manuel Bruno, foram recebidos no postulantado, tempo de preparação para o noviciado. Os Irmãos Francisco Márcio, Narciso José e Wagner Melo, renovaram por mais um ano a sua consagração religiosa nas mãos do Superior Geral, Pe. Gervásio Fernandes.
A Eucaristia foi presidida pelo Senhor Bispo diocesano, Dom Ângelo Pignole, que após a homilia deu o ministério de leitor ao Irmão Narciso José e ao Irmão Wagner Melo. Louvemos a Deus por todo bem que ele realiza nas nossas vidas.

Acolhida dos Postulantes




                  Renovação dos Votos




                      Rito de Leitorato








Meu Postulantado


Neste dia a caminhada toma novo vigor no Instituto Jesus Missionário dos Pobres (IJMP). Como Postulante dou passos em vista dos Votos Religiosos que serão depois do noviciado, neste momento sinto-me entusiasmado para não só assumir a Cruz de Jesus, mas sinto que quero estar crucificado a ela como Jesus, porém,  ao lado DELE, e faço um pedido: “Senhor, lembra-te de mim quando entrares no teu reino(Lc 23,42). No silêncio da vida e da minha caminhada esperarei ansiosamente pela resposta, “... em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso  (Lc 23, 43).
Observando e vivendo a regra suprema de vida que é o “... seguimento de Jesus Cristo tal como nos é proposto no evangelho e expresso nestas constituições e demais normas do IJMP. Livre de todo impedimento à castidade perfeita, e imitar fielmente a Jesus Missionário e Libertador, consagrado pelo espírito do Senhor e enviado a evangelizar os pobres, eis o ideal que inspira todo aquele que pede seu ingresso no IJMP (Const. pag 7, 8).
Com esse entusiasmo me lanço nas águas profundas da Missão da Oração no meio do povo de Deus e da Igreja para Servir até o dia em que o Senhor me chamar para contemplar a sua face que é uma corôa de vitória para nós.
“Leva-me aonde os homens necessitem de tuas palavras, sentido de viver onde falte a esperança simplesmente por não saber de ti...”


27 DE AGOSTO DE 2011, MEMÓRIA DE SANTA MÔNICA, MÃE DE SANTO AGOSTINHO. IGREJA DE SANTA EDWIGES NA PARÓQUIA DE SÃO JOÃO BATISTA, DIOCESE DE QUIXADÁ, CEARÁ.

MANUEL BRUNO OLIVEIRA SOUSA, POSTULANTE DO IJMP.
POR OCASIÃO DO SEU ACOLHIMENTO NO POSTULANTADO.

4º domingo de agosto: Dia do catequista

Catequista, catequista vai anunciar a mensagem do evangelho, a boa nova vai levar.







Escolhemos como título deste pequeno texto o refrão da letra do encontro dos catequistas acontecido em Recife-Pe, 10 anos atrás, por ocasião do dia do catequista, em que comemoramos lá. Está expresso só nesta frase o resumo da missão e índole do catequista, vocação que deve ser muito valorizada e apreciada.
Neste último domingo do mês vocacional em que a Igreja dedica ao chamado vocacional dos ministérios leigos, convocando a oração de todos pela missão do catequista.
Todos nós pelo batismo e pela fé que professamos temos a obrigação de catequizar, seja na Igreja com grupos, seja no trabalho, em casa com as suas respectivas famílias, na escola; de modo geral nossa missão é propagar a nossa fé na sociedade.
Parabéns catequistas pelo seu dia! Nós, como IJMP, estamos rezando por vocês. Não desistam da missão que lhes foi confiada pelo amor dos amores, Cristo Jesus; “Sigam-me e eu farei de vocês serão pescadores de homens.” (Mt. 4,19).

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Papa impressionado com entusiasmo na JMJ







CASTEL GANDOLFO, quarta-feira, 24 de agosto de 2011 (ZENIT.org) – “Entusiasmo” foi a palavra mais utilizada por Bento XVI hoje, na audiência geral realizada no pátio da residência pontifícia de Castel Gandolfo, ao se referir à experiência vivida na recente JMJ de Madri.
Como é habitual depois de uma viagem apostólica, o Papa dedicou o encontro desta quarta-feira com os peregrinos a falar sobre suas impressões da viagem, sublinhando os momentos que ele considerou mais importantes da JMJ.
O Pontífice descreveu os dias vividos em Madri como “uma verdadeira cascata de luz” e um “acontecimento eclesial emocionante”.
“Quase dois milhões de jovens de todos os continentes viveram, com alegria, uma formidável experiência de fraternidade, de encontro com o Senhor, de partilha e de crescimento na fé”, afirmou aos presentes.
Essesjovens, “com o desejo firme e sincero de arraigar suas vidas em Cristo, permanecer firmes na fé, caminhar juntos na Igreja”, são um “dom precioso, que dá esperança para o futuro da Igreja”, acrescentou o Papa.
Esta JMJ, sublinhou, foi “uma estupenda manifestação de fé para a Espanha e sobretudo para o mundo”.
“Para a multidão de jovens, procedentes de todos os cantos da terra, foi uma ocasião especial para refletir, dialogar, trocar experiências positivas e, acima de tudo, rezar juntos e renovar o compromisso de enraizar a própria vida em Cristo, Amigo fiel.”
“Tenho certeza de que voltaram às suas casas com o firme propósito de ser fermento na massa, levando a esperança que nasce da fé. Da minha parte, continuo acompanhando-os com a oração, para que permaneçam fiéis aos compromissos assumidos”, acrescentou

Bento XVI anuncia lema da próxima JMJ 2013 no Rio






CASTEL GANDOLFO, quarta-feira, 24 de agosto de 2011 (ZENIT.org) – O Papa Bento XVI anunciou hoje, ao término da audiência geral realizada no Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, o lema escolhido para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) do Rio de Janeiro.
O lema será a passagem evangélica de Mateus 28, 19: “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações”. A JMJ do Rio será realizada entre os dias 23 e 28 de julho de 2013, segundo informa L'Osservatore Romano.
O lema escolhido pelo Papa sublinha o caráter missionário da próxima JMJ, como já anunciou o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, na coletiva de imprensa realizada em Madri imediatamente depois do encerramento da JMJ 2011.
O Papa também anunciou o lema da JMJ do próximo ano que, como é tradição, será realizada nas dioceses no Domingo de Ramos de 2012: “Estai sempre alegres no Senhor!”, tirado da Carta aos Filipenses (4, 4).
“Desde já, confio à oração de todos a preparação destes importantes encontros”, disse o Papa aos fiéis reunidos no pátio de Castel Gandolfo.

A que Cristo seguimos?

Com o alvorecer do século XXI, muitos desafios são impostos a quem quer viver a radicalidade do evangelho.
Nos dias atuais a pressão social mudou totalmente, o que era valor é agora escanteado e o que era contra-valor é exaltado. A sociedade vive uma profunda crise na própria estrutura do sistema, uma crise que na verdade é a junção de várias crises – crise ambiental, financeira, energética, do trabalho, social, humanitária. Tal crise causa feridas profundas  na sociedade que nos levam a pensar que a sociedade não irá mais reerguer-se. Muitos sociólogos apontam essa crise como a maior de todos os tempos. E o que conseguimos ver dela é apenas a sua ponta, como um iceberg que só vemos a ponta, pois a maioria do gelo está escondida debaixo das densas águas do oceano.
Se tal crise não for contida o mundo entrará em um completo caos, pois as bases da sociedade estão sendo minadas;  a má relação com a natureza está atacando as condições fundamentais para a sobrevivência da humanidade; o individualismo é massiçamente propagado fazendo que o homem cada vez mais se fechar em seu mundinho egoísta. O dinheiro foi deusificado e é adorado pela esmagadora maioria da humanidade que vive para ele e por ele.
Muitos outros desastres estão acontecendo ou acontecerão, tanto no campo das consciências e da sociabilidade, como no campo físico e material.
Tendo diante dos olhos todos esses problemas, procuramos soluções. Os ‘’Remendos’’  que o capitalismo está colocando não são eficazes, pois se está colocando remendo novo em roupa velha, o que rasga a roupa mais ainda.  
Como cristãos temos que tomar posturas serias diante do mundo atual, sair de nosso egoísmo e praticar mais o que nos ensinou Jesus, praticar mais o amor que Cristo pregou e viveu. Nos muitas vezes nos esquecemos que somos discípulos de Cristo. Do jovem carpinteiro de Nazaré verdadeiro homem e verdadeiro Deus, que se despojando de sua glória armou sua tenda entre nós, sofrendo o que sofremos, lutando nossas lutas, e sendo causa de salvação para o ser humano.  E salvação integral em todos os campos, Jesus morreu na cruz para que os homens tenham vida e a tenham em abundancia.
Não seguimos a um deus individualista, a um deus que não escuta os clamores dos seus, um deus egoísta, mais seguimos a um Deus Amor. Muitas vezes beijamos sua face e nossos lábios louvam seu nome, enquanto esmagamos seus pés brutalmente, quando nossos braços se cruzam e nossa voz emudece ante o sofrimento do irmão esmagamos os pés do Senhor.
Façamos dentro de nós uma reflexão:
Seguimos a Cristo Jesus, o nazareno, o Filho de Deus, que veio ao mundo para ser causa de libertação para o gênero humano, ou seguimos a um cristo forjado por nosso ser egoísta que está somente em nossos lábios, mais muito distante do nosso coração e das nossas ações, um cristo que serve aos nossos interesses e as nossas vontade?

Wenison Florêncio de Oliveira

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Dia dos religiosos na Paróquia do São João Batista - Quixadá










Santa Missa em ação de graças pelos 40 anos da diocese de Quixadá


A Santa eucaristia em ação de graças pelos 40 anos da diocese de Quixadá, contou com a participação de um grande número de fieis, como também um relevante numero de sacerdotes, religiosos e religiosas.
A santa Missa foi celebrada por Dom Ângelo Pignole, bispo diocesano, concelebrada pelos bispos eméritos Dom Adelio Tomasim, Dom Rufino e Dom João Costa, bispo diocesano de Iguatu.
Após a Santa Missa teve um Show com a banda Anjos de Resgate.